PM se manifesta sobre ação em briga generalizada em PG
Cabo explica que agentes adotam diretrizes e procedimentos operacionais padrão em confusões desse tipo
Publicado: 21/02/2025, 19:23

A Polícia Militar (PM) encaminhou uma nota à imprensa em que se manifesta sobre a briga generalizada que deixou um agente ferido, prendeu um homem e apreendeu três adolescentes. A confusão aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (21), na Rua Fernandes Pinheiro, ao lado do Terminal Central, em Ponta Grossa.
Segundo o comunicado, a equipe fazia uma operação no local e avistou uma motocicleta com dois ocupantes. “O condutor demonstrava pouco habilidade na condução do veículo, errando marchas e quase vindo a cair”, descreve a nota. Diante da situação, o moto foi parada. Em verificação, os policiais constaram que o proprietário não possuía habilitação e que o veículo apresentava pendências administrativas.
A nota relata que o passageiro, de 19 anos, tumultuou a abordagem e desobedeceu às ordens dirigidas pela equipe. De acordo com a PM, o homem empurrou os agentes e incitou pessoas que estavam próximas. A corporação afirma que foi necessário utilizar técnicas de contato e imobilização diante da confusão.
“Devido ao tumulto gerado com insultos e investidas contra os militares por várias pessoas, fez-se necessário o acionamento de reforço policial para a retomada da ordem pública”, aponta o comunicado. Conforme noticiado mais cedo pelo Portal aRede, um policial foi ferido durante a briga. Segundo a PM, o homem foi atingido na face por uma pedra arremessada por uma adolescente de 17 anos.
O passageiro da moto foi preso e mais três adolescentes de 16 e 17 anos foram apreendidos. Os detidos foram encaminhados para a 13ª Subdivisão Policial. A motocicleta abordada no Centro foi recolhida e encaminhada para o pátio do 1º Batalhão da Polícia Militar.
AGRESSÃO - Wesley Renato de Almeida, proprietário de uma moto recolhida pela PM, alega força excessiva por parte dos policiais militares. Em entrevista ao Portal aRede, o motoboy afirma que ele e o passageiro da motocicleta foram agredidos durante a ação - clique aqui para conferir.
A reportagem do Portal aRede questionou a PM sobre quais são as medidas adotados em casos de brigas generalizadas. De acordo com o Cabo Redvka, os agentes adotam diretrizes e procedimentos operacionais padrão. Confira a entrevista a seguir:
“As equipes adotaram os meios necessários para repelir a injusta agressão que estavam sofrendo utilizando equipamentos de menor potencial ofensivo, como o bastão retrátil. Poderia ser levado para o uso de spray de pimenta, entre outros recursos que não o meio letal. Esse seria o último recurso a ser utilizado”, explica.
Redvka reforça que a PM segue legislações nacionais e internacionais e que a ação adotada na briga generalizada foi aplicada de forma correta.