Quase 90% das indústrias da região farão novos investimentos em 2025 | aRede
PUBLICIDADE

Quase 90% das indústrias da região farão novos investimentos em 2025

Entre os empresários ouvidos da indústria dos Campos Gerais, 31% dos que confirmaram novos aportes revelaram que realizarão mais investimentos do que no ano anterior. Prioridade é na melhoria de processos, produtos e serviços

Indústrias de todos os portes participaram da pesquisa e a maior parte delas confirmou novos investimentos
Indústrias de todos os portes participaram da pesquisa e a maior parte delas confirmou novos investimentos -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ano de 2025 traz uma grande perspectiva de investimentos no setor industrial para os empresários dos Campos Gerais. Os resultados da 29ª edição da Sondagem Industrial, revelados nessa quinta-feira (20), apontaram que 88% deles projetam realizar investimentos em suas empresas até dezembro. Entre eles, mais da metade afirmaram que irão investir tanto quanto ou até mesmo mais do que o aporte realizado no ano anterior. 

De acordo com o levantamento, realizado entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, que ouviu indústrias de diferentes portes e segmentos, 29% dos empresários dos Campos Gerais declararam que realizarão mais investimentos do que no ano anterior, e outros 2% declararam que irão investir ‘muito mais do que no ano anterior’.

Outros 24% pretendem investir tanto quanto aplicaram em 2024, e outros 33% informaram que investirão menos do que aplicaram no ano anterior. Apenas 11,9% dos industriais da região confirmaram que não investirão em seus estabelecimentos no decorrer do ano. 

PRIORIDADES - Entre esses empresários que vão investir, 59% deles declararam que vão aplicar recursos na ‘melhoria de processos, produtos ou serviços’. Outros 51% declararam investir na ‘redução de custo de produção’. Quase um terço deles (32%) informaram que pretendem investir na ampliação da capacidade produtiva, como na aquisição de máquinas e equipamentos, enquanto que 22% irão priorizar a melhoria da qualidade e outros 22% em ‘Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação’. Entre outros investimentos, se destacam aportes em automação de produção (como indústria 4.0) e transformação digital, com 14% dos empresários ouvidos, e matriz energética, com 3%. 

ESTADO - No Paraná, a média é parecida, com 89% dos empresários ouvidos afirmando que irão investir em 2025. A proporção dos que investirão mais do que em 2024 também é semelhante, na casa dos 32%. A prioridade deles, em âmbito estadual, também está nas melhorias em processos, produtos e serviços (56%), seguida pela redução de custos produtivos (44%) e prospecção de novos mercados (41%). Apesar desse panorama, a dificuldade de acesso ao crédito segue como uma barreira, levando 55% dos empresários a utilizarem recursos próprios para financiar investimentos.

Perspectiva é de alta nas vendas

A pesquisa aponta que a percepção dos empresários que estão otimistas em relação aos seus negócios para 2025 está fortemente atrelado à expectativa de aumento das vendas (90%), acesso a novos mercados (69%) e ganho de produtividade e competitividade (65%). “A indústria paranaense segue demonstrando resiliência e capacidade de crescimento. O desempenho positivo registrado em 2024 faz com que os empresários enxergam oportunidades na expansão do mercado e no fortalecimento da produção”, afirma Vasconcelos.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right