Projeto visa obrigar castração e microchipagem de 'pit bulls' em PG
Vereador Fabio Silva justifica iniciativa a partir do argumento que a ação busca coibir a reprodução irresponsável dos cães desta raça
Publicado: 02/05/2025, 14:48

O vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Fabio Silva (Republicanos), protocolou um projeto de lei que torna obrigatória a castração e microchipagem de cães da raça pit bull, e raças desta derivadas.
O projeto de lei n. 140 é resultado de conversas com a equipe técnica do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), tendo em vista os problemas identificados por esses profissionais no dia a dia, bem como os muitos ataques por cães da raça pitbull que vêm sendo registrados, especialmente na cidade de Ponta Grossa.
O ataque mais recente ocorreu na última quarta-feira (30), quando um cão atacou profissionais da empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA) – responsável pela coleta de lixo urbano da cidade. Uma câmera de monitoramento registrou o ataque - veja aqui.
No começo do ano, em janeiro, um ataque de um cão da raça pit bull vitimou uma criança de 3 anos.
O objetivo da lei é que o município tenha mais controle sobre a criação e venda de cães da raça pit bull, sobretudo para poder identificar e responsabilizar o tutor do animal por eventuais danos causado.
Além disso, o PL visa coibir a criação e reprodução irresponsável dos cães dessa raça que, muitas vezes, são submetidos a situação de maus tratos, por um fim exclusivamente econômico.
Das assessorias