Abril Verde: Medvitae alerta para o aumento de Acidentes de Trabalho
Empresa referência em Medicina e Segurança Ocupacional da cidade, busca através da campanha conscientizar gestores sobre a importância de revisar processos e melhorar estratégias em busca de um ambiente mais seguro e produtivo
Publicado: 02/04/2025, 18:58

No Brasil, a segurança no ambiente de trabalho ainda é um desafio. Segundo o último relatório do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho publicado em 2022, o país registrou mais de 7 milhões de acidentes de trabalho com trabalhadores registrados no regime CLT em um período de 10 anos, sendo destes 28 mil óbitos e mais de R$ 150 milhões gastos com afastamentos de funcionários.
Em Ponta Grossa, o último relatório realizado pelo Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Setor de Epidemia da Prefeitura de Ponta Grossa (Sinan) também em 2022, revelou que a cidade teve um aumento expressivo no número de mortes no trabalho, passando de cinco para nove registros em apenas um ano.
Diante disso, a Medvitae, empresa referência em Medicina e Segurança Ocupacional da cidade, faz um alerta sobre a importância de revisar processos e melhorar as estratégias de segurança ocupacional nas empresas.
Tiago Margraf, especialista em SST da Medvitae, pontua que o mês de abril tem como foco justamente conscientizar os gestores e toda a sociedade sobre o assunto através da Campanha Abril Verde, uma iniciativa anual dedicada à conscientização sobre a Segurança e Saúde no Trabalho.

"O Abril Verde surgiu como um movimento para chamar atenção sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho. Ele foi inspirado no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, lembrado em 28 de abril, data escolhida em memória às vítimas de acidentes de trabalho”, destaca o especialista.
“O objetivo do Abril Verde é reforçar que a prevenção deve ser prioridade, pois cada vida protegida no trabalho faz toda a diferença” complementa Margraf.
Como a Medvitae pode contribuir com a campanha Abril Verde
Diante de todos os números apresentados, a cultura da segurança no trabalho deve ser fortalecida diariamente, com medidas que garantam ambientes mais seguros e preservem a saúde dos trabalhadores.
Margraf explica que durante todo o mês de abril, organizações e entidades de saúde, segurança e direitos dos trabalhadores promovem ações para alertar sobre a importância de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de reforçar os direitos dos trabalhadores à proteção e bem-estar no ambiente de trabalho. A Medvitae, por sua vez, é uma dessas empresas.
O especialista comenta que iniciativas como a implementação de programas de segurança, treinamentos especializados e análises ergonômicas ajudam a reduzir os riscos no ambiente corporativo. Áreas essas em que a Medvitae possui ampla experiência consolidada e pode contribuir desde consultorias até demais processos administrativos e burocráticos que as empresas venham a ter.
Margraf finaliza pontuando que um ambiente de trabalho seguro é também consequentemente mais produtivo.
“As empresas passam a coletar muitos benefícios quando se investe em segurança no trabalho, os quais envolvem desde a redução de custos com acidentes e indenizações até a diminuição de ações trabalhistas e absenteísmo, bem como aumento da produtividade e motivação da equipe” finaliza.
Empresas que desejam melhorar os processos de saúde e segurança ocupacional podem entrar em contato com a Medvitae pelo telefone (42) 99869-0076.
As informações são da assessoria de imprensa