Vereadores debatem instalação da XBRI Pneus na sessão desta quarta
Projeto de Lei, que autoriza o município a celebrar o protocolo de intenções com a fabricante, será debatido nesta quarta-feira, em primeira discussão. Indústria pretende investir R$ 4 bilhões em Ponta Grossa
Publicado: 02/04/2025, 00:01

Avança na Câmara de Ponta Grossa o Projeto de Lei de número (PL) 026/25, que autoriza o Poder Executivo a celebrar o protocolo de intenções com a fabricante de pneus XBRI, que instalará uma fábrica em Ponta Grossa. Está prevista na Ordem do Dia, para a sessão desta quarta-feira, 2 de abril, a tramitação, em primeira discussão, desse projeto. Três comissões já deram o parecer favorável (CFOF, COSPTTMUA, CAPICTMA), bem como houve o parecer da CLJR pela admissibilidade do projeto.
Em janeiro, a prefeita Elizabeth Schmidt afirmou acelerar o projeto de lei ao Legislativo, para dar celeridade aos processos iniciais para a instalação da empresa. Esse projeto foi elaborado pelo Executivo, que inclui os benefícios fiscais cedidos à empresa, para se instalar na cidade, e foi enviado ao Legislativo - é preciso a aprovação em duas discussões para que ele possa ser a provado e a lei ser sancionada.
A assinatura de protocolo com a empresa aconteceu em fevereiro. A obra, segundo a empresa, terá um investimento de R$ 4 bilhões, em um terreno localizado ao lado da Cristalpet, próximo às margens da BR-376, no Cará-Cará. O projeto de construção e operação da fábrica será dividido em duas fases e empregará 1,2 mil pessoas.
A expectativa é que, após a liberação das licenças ambientais e demais autorizações burocráticas, a obra seja iniciada ainda neste ano. A Autorização Ambiental para o início das obras de terraplanagem já foi autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Quando em operação, a fábrica deverá se tornar a maior fábrica de pneus do Brasil, com capacidade de produzir 14,5 milhões de unidades por ano, entre pneus de carros, veículos de transporte, máquinas, entre outros.