Vereadores debatem instalação da XBRI Pneus na sessão desta quarta | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores debatem instalação da XBRI Pneus na sessão desta quarta

Projeto de Lei, que autoriza o município a celebrar o protocolo de intenções com a fabricante, será debatido nesta quarta-feira, em primeira discussão. Indústria pretende investir R$ 4 bilhões em Ponta Grossa

Empresa assinou protocolo de intenções com o município no início desse ano
Empresa assinou protocolo de intenções com o município no início desse ano -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Avança na Câmara de Ponta Grossa o Projeto de Lei de número (PL) 026/25, que autoriza o Poder Executivo a celebrar o protocolo de intenções com a fabricante de pneus XBRI, que instalará uma fábrica em Ponta Grossa. Está prevista na Ordem do Dia, para a sessão desta quarta-feira, 2 de abril, a tramitação, em primeira discussão, desse projeto. Três comissões já deram o parecer favorável (CFOF, COSPTTMUA, CAPICTMA), bem como houve o parecer da CLJR pela admissibilidade do projeto.

Em janeiro, a prefeita Elizabeth Schmidt afirmou acelerar o projeto de lei ao Legislativo, para dar celeridade aos processos iniciais para a instalação da empresa. Esse projeto foi elaborado pelo Executivo, que inclui os benefícios fiscais cedidos à empresa, para se instalar na cidade, e foi enviado ao Legislativo - é preciso a aprovação em duas discussões para que ele possa ser a provado e a lei ser sancionada.  

A assinatura de protocolo com a empresa aconteceu em fevereiro. A obra, segundo a empresa, terá um investimento de R$ 4 bilhões, em um terreno localizado ao lado da Cristalpet, próximo às margens da BR-376, no Cará-Cará. O projeto de construção e operação da fábrica será dividido em duas fases e empregará 1,2 mil pessoas.  

A expectativa é que, após a liberação das licenças ambientais e demais autorizações burocráticas, a obra seja iniciada ainda neste ano. A Autorização Ambiental para o início das obras de terraplanagem já foi autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT). 

Quando em operação, a fábrica deverá se tornar a maior fábrica de pneus do Brasil, com capacidade de produzir 14,5 milhões de unidades por ano, entre pneus de carros, veículos de transporte, máquinas, entre outros.  

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right