Patinador vai à final após realizar movimento proibido por 50 anos
O norte-americano Ilia Malinin, realizou um salto mortal, movimento proibido por 50 anos, nesta terça-feira (10) nas Olímpiadas de Inverno

O norte-americano Ilia Malinin, realizou um salto mortal para trás, movimento proibido por 50 anos, nesta terça-feira (10) nas Olímpiadas de Inverno. Diante disso, o atleta garantiu a sua classificação para a final do individual masculino da patinação artística na 1ª colocação geral. A disputa pela medalha acontecerá na sexta-feira (13).
O backflip, popularmente conhecido como salto mortal, estava proibido pela ISU (União Internacional de Patinação), desde 1976 e voltou a ser permitido em 2024. Ou seja, foi a primeira vez em 50 anos em que foi realizado em uma prova de Olímpiada.
O patinador já conquistou um ouro nesta edição das Olímpiadas de Inverno. No domingo (8), Ilia garantiu o primeiro lugar para os Estados Unidos na final da patinação artística por equipes após a sua sessão.
Filho dos patinadores Tatiana Malinina e Roman Skorniakov, que representaram o Uzbequistão, o norte-americano de 21 anos faz a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. Bicampeão mundial, o atleta se tornou o único atleta do mundo a completar um Axel Quádruplo, considerado o salto mais difícil da patinação artística, em 2022.
Com informações do Metrópoles




















