Padre Joel Nalepa agradece Dom Sergio pelos anos como bispo | aRede
PUBLICIDADE

Padre Joel Nalepa agradece Dom Sergio pelos anos como bispo

Padre Joel Nalepa, coordenador da Ação Evangelizadora, frisou a gratidão sentida pelos 21 anos que Dom Sergio conduziu a Diocese como bispo, pastor e pai

Joel Nalepa destacou os serviços prestados por Dom Sergio
Joel Nalepa destacou os serviços prestados por Dom Sergio -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A diocese de Ponta Grossa realizou uma missa em ação de graças pelos 21 anos de pastoreio de Dom Sergio Arthur Braschi, na Catedral Sant’Ana, na manhã do último sábado (3). No final da celebração, algumas pessoas falaram em nome dos diferentes setores da vida diocesana. Entre elas, o Padre Joel Nalepa, coordenador da Ação Evangelizadora, frisou a gratidão sentida pelos 21 anos que Dom Sergio conduziu a Diocese como bispo, pastor e pai.

Confira abaixo a fala de Joel, onde o padre agradece ao bispo Dom Sérgio pelos serviços prestados nos últimos 21 anos:

“Agradecimento a Dom Sergio

Dom Sergio, hoje, diante de tudo o que gostaríamos de dizer, ‘gratidão’ é o que toma conta de todos nós. Somos imensamente gratos pelos 21 anos que o senhor está nos conduzindo como bispo, como pastor e pai. Nesse tempo o senhor nos ensinou muito e nos mostrou como caminharmos com alegria no seguimento de Jesus, o Bom Pastor, o Missionário do Pai. Aprendemos que a Igreja deve ser missionária e misericordiosa, casa de oração e escola dos discípulos e discípulas de Jesus.

Sua presença nas paróquias, especialmente por ocasião das visitas pastorais foram muito marcantes com atitudes de pai e irmão, demonstrando doçura, alegria e entusiasmo, visitando e acolhendo todas as realidades das nossas Paróquias, bem como a presença nas escolas, asilos e outros espaços e organizações das cidades da Diocese. Seu dom e carisma pela música evangeliza e cativa todos, especialmente as crianças.

Admiramos e agradecemos sua dedicação e empenho na celebração de todas as crismas em nossas paróquias e sempre com a mesma disponibilidade, e sendo na primeira ou na última celebração do dia, com poucos ou muitos crismandos. Nesses momentos sempre foi edificante seus gestos de apoio à catequese.

A maneira respeitosa e paterna com os padres, dando autonomia aos párocos e vigários, bem como a todo clero com atitudes de confiança e respeito nos diferentes serviços. Admiráveis os seus gestos de compreensão e reconhecimento pela dedicação dos padres de mais idade, apoio e incentivo para com aqueles que estão no início do ministério, bem como com os seminaristas que estão nos seminários e com as vocações.

Sua capacidade de acreditar na possibilidade de sermos melhores mesmo diante dos nossos limites e fracassos, demonstrando sempre paciência e serenidade diante de situações complexas. Paternal apoio e incentivo ao diaconato permanente como valorização de um serviço eclesial, essencial e tão necessário como braço da Igreja que pratica a caridade nos dias de hoje.

Solicitude paterna com a vida Consagrada e Religiosa dando apoio às Congregações já tradicionais presentes na Diocese e abertura para aos novos carismas ou novas comunidades que surgem como expressão do sopro do Espírito. Apoio e sustento aos leigos que atuam nos diversos organismos e serviços da Diocese e da sociedade. Carinho paterno para com os jovens, adolescentes e crianças. Sua capacidade de atender, sem pressa, as pessoas que o procuram nos ensinou muito.

Especial agradecimento pela confiança na coordenação diocesana da Ação Evangelizadora, sobretudo na escuta, orientações e partilha das experiências. Acompanhamento na realização das Assembleias Diocesanas ao longo desse período e incentivo, apoio e acompanhamento para a concretização das decisões tomadas.

Obrigado pela atenção e dedicação no tempo da escuta sinodal e por nos ajudar a compreender que o processo, o ‘caminhar juntos’ é mais importante do que o resultado final.

Cativa-nos o ensinamento e testemunho missionário. Suas palavras refletem suas atitudes como Igreja em saída. A Igreja é missão, é da natureza da Igreja ser missionária e seu falar e agir confirmam justamente isso.

Um agradecimento especial pelos ensinamentos sobre os meios de comunicação, pela sua dedicação, respeito e atenção, especialmente com a Rádio Sant’Ana.

Agradecemos também seu testemunho de comunhão e abertura ao ecumenismo.

Admiramos sua resiliência nas adversidades, doença, pandemia e outros momentos desafiadores.

A forma serena nesse período de expectativa e preparação para a chegada do novo bispo diocesano também tem sido edificante para todos nós.

A partir do dia 10/08, próximo sábado, o senhor iniciará uma nova etapa na sua vida. Mesmo não tendo a responsabilidade direta pela nossa Diocese, agradecemos o seu gesto de delicadeza tendo decidido permanecer aqui conosco, nesta cidade da qual o senhor é cidadão. Queremos contar com sua sabedoria, presença e orações”

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE