Baixo nível do reservatório de Alagados acende alerta e gera preocupação | aRede
PUBLICIDADE

Baixo nível do reservatório de Alagados acende alerta e gera preocupação

Imagens de drone do Portal aRede mostram o baixo nível de água da represa atualmente

Atual nível de água do reservatório é de 7,4 metros
Atual nível de água do reservatório é de 7,4 metros -

Lincoln Vargas

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o intenso calor e poucas chuvas das últimas semanas, o reservatório de Alagados, em Ponta Grossa, está em um nível de água considerado baixo. Imagens de drone realizadas pela equipe do Portal aRede mostram a atual situação do local.

Segundo a Sanepar, nesta terça-feira (10) o reservatório está com nível de 7,4 metros, em uma escala que vai até 10 metros. Apesar do baixo nível da água, não há risco de crise hídrica neste momento, visto que as captações estão em pleno funcionamento.

"A Represa de Alagados vem sofrendo o impacto da estiagem na extensão de sua bacia hidrográfica. A Sanepar permanece monitorando a Represa, especialmente a partir das ferramentas de monitoramento do Simepar (InfoHidro)", afirma a Sanepar.

O Portal aRede esteve no reservatório de Alagados nesta terça-feira e registrou imagens do atual nível de água no local. Confira:

VÍDEO
Atual nível de água do reservatório é de 7,4 metros | Autor: Kayky de Jesus/AeroRede.

Em 2026, o mês de janeiro terminou com índices baixos de chuva em todo o estado do Paraná. Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam que Ponta Grossa ficou abaixo da sua médica histórica para o mês de janeiro em relação à quantidade de chuvas. Ao todo, foram 156,2 milímetros durante todo o mês de janeiro, enquanto a média histórica é de 159,2 milímetros.

CRISE 

Em 2020, praticamente todo o Paraná sofreu com uma crise hídrica, e o reservatório de Alagados também foi afetado, atingindo o nível de 7,5 metros. À época, a cidade não era atingida por chuvas volumosas há dias, agravado também pela situação da pandemia, quando muitas pessoas estavam em casa, o que causou aumento no consumo de água.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o baixo nível da água naquela ocasião, quando a situação foi tão intensa, que era possível atravessar o reservatório andando.

VÍDEO
Crise hídrica de 2020 abriu caminhos na represa | Autor: Reprodução/Redes Sociais.
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right