Piloto de drone é preso por atrapalhar resgate de criança afogada em Guaratuba
O drone se aproximou do helicóptero durante os procedimentos de decolagem, com as hélices já funcionando

Um piloto de drone foi preso no último domingo (15) após impedir a decolagem de um helicóptero de resgate em Guaratuba, no litoral do Paraná. A interferência aconteceu durante o atendimento a uma criança, vítima de afogamento no balneário Coroados.
De acordo com a Polícia Militar, o helicóptero Arcanjo 01, utilizado em operações de salvamento pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, havia pousado na faixa de areia após o isolamento da área pelas equipes.
Durante o atendimento, um drone começou a sobrevoar o local a uma distância próxima da aeronave. Mesmo após orientações para que se afastasse, o equipamento voltou ao espaço aéreo no momento em que o helicóptero iniciou os procedimentos de decolagem, já com as hélices em funcionamento.
A presença do drone impediu a decolagem e elevou o risco no resgate da criança afogada.
Piloto do drone não tinha autorização para voo
Após a interferência, as equipes localizaram o responsável pelo drone. Segundo a PM, ele não possuía autorização para o voo nem registro junto aos órgãos competentes.
O equipamento, da marca Dji, foi apreendido. O homem foi encaminhado por crime relacionado à segurança do transporte aéreo.
Uso irregular de drone é proibido em áreas de resgate
A Polícia Militar do Paraná reforça que o uso de drones em áreas onde há operação de aeronaves de emergência é proibido.
De acordo com a corporação, a prática:
Compromete operações de salvamento;
Coloca em risco equipes e vítimas;
Pode atrasar atendimentos críticos;
Configura infração quando realizada sem autorização e plano de voo.
Informações: Banda B, parceira do Portal aRede




















