Entenda por que o inverno deste ano será seco e quente | aRede
PUBLICIDADE

Entenda por que o inverno deste ano será seco e quente

Um bloqueio atmosférico impede o deslocamento de frentes frias para o interior do Brasil neste fim de semana

O inverno do hemisfério sul começou na última quinta (20), com temperaturas elevadas e tempo seco no Brasil, conforme a previsão da Climatempo
O inverno do hemisfério sul começou na última quinta (20), com temperaturas elevadas e tempo seco no Brasil, conforme a previsão da Climatempo -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O inverno do hemisfério sul começou na última quinta (20), com temperaturas elevadas e tempo seco no Brasil, conforme a previsão da Climatempo. A estação dura até o dia 23 de setembro de 2024.

Um bloqueio atmosférico impede o deslocamento de frentes frias para o interior do Brasil neste fim de semana. A previsão, segundo a Climatempo, é que o tempo continue firme e seco desde o Paraná até a faixa sul da região Norte.

“O ar seco no interior do Brasil vai ganhando cada vez mais intensidade e não tem essa massa de ar frio para derrubar a temperatura. Vamos ter poucos dias de mais baixas, têm poucas frentes frias avançando pelo continente, a maioria vai passar pelo oceano e por isso que a tendência é de temperaturas acima da média durante os meses do inverno”, diz Maria Clara Sassaki, porta-voz do Tempo OK.

A frente fria que atua na região Sul se afasta para o oceano, mas a circulação de ventos e diferentes níveis da atmosfera favorece o tempo nublado e a possibilidade de chuva durante o dia no noroeste, norte, nordeste e serra do Rio Grande do Sul, além do sul, oeste e sudoeste de Santa Catarina.

“As frentes frias durante os próximos meses vão seguir avançando pelo oceano e não pelo continente e as massas de ar polar que acompanham as frentes frias elas não conseguem avançar pelo continente, elas avançam pelo oceano junto com a frente fria”, finaliza Sassaki.

São Paulo enfrenta uma seca persistente, com menos de um milímetro de chuva em junho.

A cidade está há 23 dias sem chuva significativa, registrando apenas meio por cento da média prevista para o mês, que é de quase 50 milímetros, conforme dados do Centro de Gerenciamento do Clima (CGE) da prefeitura, que iniciou as medições em 1995.

Com informações da CNN 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE