Ponta Grossa institui programa para fortalecer 'turismo inteligente'; conheça a estratégia
A meta é tornar a cidade em referência nacional entre cidades de médio porte até 2035; a iniciativa segue diretrizes do Ministério do Turismo (MTur)
Publicado: 27/01/2026, 15:07

A Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG) instituiu oficialmente o Programa "Ponta Grossa - Destino Turístico Inteligente (PGDTI)", por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município. A iniciativa segue diretrizes nacionais do Ministério do Turismo (MTur) e visa modernizar a gestão do turismo, usando tecnologia, inovação e planejamento para tornar a cidade mais atrativa e preparada para receber visitantes e turistas.
Entre as ações estão o uso de dados e pesquisas para entender melhor o perfil dos turistas, a criação de soluções digitais, aplicativos turísticos, melhoria da infraestrutura e a valorização da cultura, da história e das características locais de Ponta Grossa. A proposta também reforça a acessibilidade, a inclusão social e a criação de experiências mais seguras e acolhedoras tanto para moradores quanto para visitantes.
Para colocar o programa em prática, será criado um Grupo de Trabalho Destino Turístico Inteligente, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, com a participação do poder público, iniciativa privada, universidades e sociedade civil.
A meta é que Ponta Grossa se torne referência nacional em turismo inteligente entre cidades de médio porte (com até 500 mil habitantes) até 2035, fortalecendo o desenvolvimento econômico, gerando oportunidades e melhorando a qualidade de vida da população.




















