Prefeitura de Castro reforça necessidade da limpeza de terrenos baldios | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Castro reforça necessidade da limpeza de terrenos baldios

O calor intenso e as chuvas frequentes aceleram o crescimento do mato e favorecem a proliferação de insetos e animais peçonhentos, como o mosquito-da-dengue e escorpiões

Caso o serviço não seja executado dentro do prazo, o município aplica multa e realiza a limpeza por meio de empresa terceirizada
Caso o serviço não seja executado dentro do prazo, o município aplica multa e realiza a limpeza por meio de empresa terceirizada -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Castro iniciou uma campanha de conscientização para alertar a população sobre a importância da limpeza e conservação dos terrenos baldios. Durante o verão, o calor intenso e as chuvas frequentes aceleram o crescimento do mato e favorecem a proliferação de insetos e animais peçonhentos, como o mosquito-da-dengue e escorpiões, tornando a manutenção desses espaços ainda mais necessária.

Para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura atua por meio de fiscais que, ao receberem denúncias — que podem ser feitas por qualquer cidadão na Ouvidoria Municipal, pelo site oficial da Prefeitura Municipal — vistoriam o imóvel e, constatada a irregularidade, notificam o proprietário para que realize a limpeza. Caso o serviço não seja executado dentro do prazo, o município aplica multa e realiza a limpeza por meio de empresa terceirizada, cobrando posteriormente o valor do responsável pelo terreno.

O secretário de Fazenda, José Marioli Simão, destaca que a conscientização da população é fundamental para manter a cidade organizada e acolhedora, especialmente em um momento em que Castro cresce no setor turístico. Ele lembra que terrenos com mato alto facilitam a ação de criminosos e aumentam o risco de proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças. “É uma questão de responsabilidade e compromisso do cidadão com uma cidade mais bonita, limpa e segura”, afirma o secretário.

Marioli reforça ainda que, quando não há colaboração voluntária, a Prefeitura precisa adotar medidas legais para assegurar o cumprimento das normas. Segundo ele, o valor da multa e da taxa de limpeza é significativamente maior do que o custo que o proprietário teria ao contratar alguém para realizar o serviço. “Infelizmente, caso o proprietário não efetue a limpeza, precisamos fazer a autuação, aplicar multa e enviar uma empresa terceirizada para o serviço, o que acaba saindo muito mais caro do que fazer a limpeza voluntariamente”, explica.

RESUMO

Foco na saúde e segurança: A prefeitura alerta que o mato alto em terrenos baldios, intensificado pelo calor e chuvas, favorece a proliferação de doenças como a dengue, o surgimento de animais peçonhentos e a insegurança.

Fiscalização e denúncias: O cidadão pode denunciar irregularidades via Ouvidoria Municipal; após a vistoria, o proprietário é notificado e possui um prazo determinado para realizar a limpeza do imóvel.

Penalidades financeiras: Caso a manutenção não seja feita pelo dono, o município aplica multa e executa o serviço via empresa terceirizada, cobrando taxas que superam o custo de uma limpeza contratada de forma voluntária.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right