Vacina experimental de mRNA mostra potencial contra o câncer
Descoberta pode abrir caminho para alternativa à cirurgia, radioterapia e quimioterapia
Publicado: 21/07/2025, 08:56

Pesquisadores da Universidade da Flórida desenvolveram uma vacina experimental de mRNA que, em testes com camundongos, potencializou os efeitos da imunoterapia contra tumores, aproximando a ciência do desenvolvimento de uma vacina universal contra o câncer.
O estudo foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering e mostrou que a combinação da vacina com medicamentos anticâncer comuns desencadeou uma forte resposta antitumoral.
O mRNA, ou RNA mensageiro, é uma molécula presente em todas as células do corpo que atua como um transportador, levando as instruções do DNA para a produção de proteínas essenciais ao funcionamento celular.
Nas vacinas de mRNA, essa tecnologia é utilizada para ensinar o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes invasores, como vírus ou células tumorais, estimulando uma resposta imune eficaz sem a necessidade de usar diretamente o agente causador da doença.
Ao contrário das vacinas tradicionais, que atacam proteínas específicas do tumor, a nova abordagem estimula o sistema imunológico a reagir como se estivesse enfrentando um vírus. Isso aumenta a expressão da proteína PD-L1 nos tumores, tornando-os mais sensíveis ao tratamento.
De acordo com o autor principal do estudo, o oncologista pediátrico Elias Sayour, a descoberta pode abrir caminho para alternativas à cirurgia, radioterapia e quimioterapia, com potencial para tratar tumores resistentes.
O estudo também testou uma formulação de mRNA considerada “generalizada”, que não foca em um vírus ou mutação específica, mas busca estimular uma resposta imunológica intensa.
Confira a matéria completa em InfoMoney