Plano São Camilo reforça importância do aleitamento materno no Dia Mundial da Amamentação | aRede
PUBLICIDADE

Plano São Camilo reforça importância do aleitamento materno no Dia Mundial da Amamentação

No Espaço Cuidar, pediatra Dra. Naiane Mayer explica benefícios para mãe e bebê, orienta sobre cuidados e destaca direitos das mães

A amamentação protege o bebê contra infecções respiratórias, alergias, hipertensão e contribui para o desenvolvimento cognitivo
A amamentação protege o bebê contra infecções respiratórias, alergias, hipertensão e contribui para o desenvolvimento cognitivo -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto, o Plano São Camilo, por meio do Espaço Cuidar, reforça a importância do aleitamento materno como base para a saúde de mães e bebês. A médica pediatra Dra. Naiane Mayer falou ao Viver Bem sobre os inúmeros benefícios dessa prática e esclareceu dúvidas comuns que muitas famílias têm nesse período.

Segundo a especialista, a amamentação traz ganhos para toda a vida. “Para a mãe, reduz o risco de câncer de ovário, útero e endométrio, além de ajudar na prevenção do diabete tipo 2. Já para o bebê, é considerada a primeira vacina, protegendo contra infecções respiratórias, alergias, hipertensão, obesidade futura e ainda contribuindo para o desenvolvimento cognitivo”, explica.

O início da amamentação, segundo a doutora, deve ocorrer o mais cedo possível. “Orientamos que o bebê seja colocado para mamar já na primeira hora de vida. Esse contato libera oxitocina, hormônio que ajuda a contrair o útero, reduz o sangramento e estimula a descida do leite”, detalha Dra. Naiane.

Para garantir que o aleitamento seja eficiente, a pega correta é fundamental. “Uma pega inadequada pode dificultar a amamentação e trazer frustração. Caso a mãe sinta dor, tenha fissuras ou o bebê não esteja ganhando peso, é importante procurar um pediatra ou até mesmo um consultor de amamentação”, orienta.

VÍDEO
aRede.info
No Dia Mundial da Amamentação, a pediatra Dra. Naiane Mayer, do Espaço Cuidar do Plano São Camilo, reforça a importância do aleitamento materno, destacando b... | Autor: aRede.info
  

A pediatra reforça que, até os 6 meses de vida, o bebê deve receber somente leite materno, sem chás, sucos ou água. “O ideal é manter a amamentação até os dois anos de idade ou mais, complementando com outros alimentos a partir dos seis meses”, lembra.

Dra. Naiane destaca que as mães trabalhadoras têm direitos garantidos por lei. “Quem não tirou os 180 dias de licença-maternidade pode usufruir de duas pausas remuneradas de 30 minutos por dia para amamentar”, explica. Para quem precisa se ausentar, há alternativas seguras para manter o leite materno. “Não indicamos mamadeira para evitar confusão de bico. O leite pode ser oferecido no copinho ou colher dosadora. Se ordenhado e armazenado na geladeira, dura até 12 horas; no congelador, até 15 dias, sempre aquecendo em banho-maria”, orienta.

Não existe comprovação científica de que determinados alimentos causem cólica no bebê, mas a pediatra faz um alerta. “Evite ultraprocessados e o consumo excessivo de cafeína. Atividade física leve, com liberação médica, também é muito benéfica nesse período”, completa;

Para a Dra. Naiane, mais do que nutrir, amamentar é um ato de amor e cuidado que deve ser valorizado e incentivado. “O leite materno é o alimento mais perfeito que existe para o bebê. Não é um processo fácil para todas as mães, mas com apoio e orientação, é possível superar as dificuldades. Persistam, e busquem ajuda sempre que necessário”, conclui.

A pediatra atende no Espaço Cuidar do Plano São Camilo todas as sextas-feiras e está à disposição para orientar famílias sobre aleitamento materno e cuidados com a saúde infantil. Mais informações no @planosaocamilo.pontagrossa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right