Projeto ambiental e turístico movimenta alunos em Ortigueira
‘Turismo na Escola’, junto ao quarto ano da instituição do ensino do Campo Professor Elias Abraão, explorou preservação do meio ambiente, contou com auxílio do Vamos Ler e Unimed PG e teve saída a campo em dois pontos locais
Publicado: 15/10/2025, 08:40

O quarto ano da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão, da professora Joicimara Alves do Carmo, desenvolveu uma atividade com objetivo da exploração do tema ‘turismo’, com foco na conscientização sobre a biodiversidade e conhecimento da história e cultural local, culminando em visitas de campo a pontos turísticos do município. O trabalho contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa sobre a preservação ambiental.
“O projeto foi estruturado em diversas etapas que garantiram o engajamento e a aprendizagem ativa dos alunos: exploração multimídia e material didático. Os alunos iniciaram o projeto assistindo a vídeos educativos relacionados ao tema, o que proporcionou uma visão inicial e dinâmica sobre o turismo e a importância da preservação ambiental. Houve o acesso e estudo de apostilas e materiais didáticos específicos, que aprofundaram os conhecimentos teóricos sobre a história local, os pontos turísticos e a biodiversidade da região”, aponta a educadora.
A docente explica que, com a videoaula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa, acrescentou-se uma parceria fundamental para integrar o tema ambiental ao turismo, destacando como a conservação da natureza é essencial para a atração turística e a qualidade de vida. Assim, o projeto apresentou um ótimo desenvolvimento, com uma notável participação ativa de todos os alunos.
GALERIA DE FOTOS
“Eles se envolveram nas discussões, pesquisas e atividades propostas em sala de aula, demonstrando grande interesse em conhecer a história e o ambiente de sua cidade. A etapa final do foi a realização de uma visita de campo, que permitiu aos alunos vivenciar na prática o que foi aprendido. Os alunos visitaram dois importantes pontos turísticos de Ortigueira: o Cristo Redentor e a Cachoeira Véu da Noiva. Os estudantes puderam conhecer a história dos pontos turísticos, entendendo seu significado cultural e histórico”, relata Joicimara.
Para complementar, a professora pontua que a experiência permitiu aos estudantes que vivenciassem o ambiente, fortalecendo a conexão emocional com a beleza natural e a necessidade de conservação da biodiversidade, especialmente no entorno da cachoeira.
“O projeto ‘Turismo na Escola’ foi um sucesso. A combinação de recursos visuais, material didático e a experiência prática das visitas de campo garantiu que os alunos não apenas adquirissem conhecimento, mas também desenvolvessem um senso de pertencimento, valorização da história local e responsabilidade ambiental. A participação integral e ativa de todos os alunos é o maior indicador do sucesso e do impacto positivo do trabalho desenvolvido que foi um sucesso”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professor Elias Abraão clicando aqui.