Jogos contribuem para aprendizado efetivo em Rebouças
Proposta de ampliar conhecimento aluno, com alunos jogando de maneira concreta e virtual, permitiu que quinto ano A da Escola São José tivesse mais afinidade e profundidade em variados conteúdos
Publicado: 15/10/2025, 05:59

O quinto ano A da Escola Municipal São José, em Rebouças, da professora Gicélia Terezinha de Oliveira Heckler, desenvolveu uma atividade que envolveu jogos lúdicos, concretos e virtuais. A docente aponta que, por a aprendizagem ser um processo contínuo e dinâmico que requer estratégias inovadoras e eficazes para garantir o sucesso dos alunos, é fundamental buscar mais de tornar o aprendizado mais atraente e significativo.
“Desse modo, buscamos facilitar a aprendizagem dos alunos através de jogos lúdicos concretos e online, utilizando materiais tangíveis e interativos, tais como jogos de perguntas e respostas, cartões de perguntas, quiz e ferramentas digitais (tablets e celulares), para ensinar conceitos e habilidades específicas. Por isso, elaboramos atividades dinâmicas que incentivaram a participação ativa dos estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo”, aponta a educadora.
O objetivo, seguindo Gicélia, foi proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico, tendo em vista que os jogos lúdicos concretos incentivam os alunos a pensarem de maneira criativa e a resolver problemas de forma eficaz.
GALERIA DE FOTOS
“Começamos a aula apresentando os jogos lúdicos ‘Desafio matemático nível Hard’ e ‘Desafie a mente – Língua Portuguesa’, os quais foram pensados estrategicamente para o quinto ano, pois os cards que acompanham os materiais foram baseados nos descritores do SAEB. Os estudantes tiveram a oportunidade de reforçar os seus conhecimentos de maneira lúdica e interativa. Depois, tivemos um momento muito divertido de enriquecimento da aprendizagem com o recurso pedagógico ‘Game Show – Gêneros textuais’”, aponta a professora.
O recurso educativo, conforme descreve a docente, transformou a leitura e a identificação de diferentes tipos de textos em uma experiência lúdica e interativa. Na sequência, relacionado aos conteúdos trabalhados no livro didático, foi utilizado, como ferramenta lúdica de ensino, o jogo ‘Batalha Naval, a fim de desenvolver nos alunos a capacidade de planejamento, o aprimoramento do raciocínio lógico, da memória e da atenção, além de estimular a percepção espacial e visual, a tomada de decisões e melhorar a coordenação motora.
“Também, através do uso de ferramentas digitais, os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer o seu aprendizado por meio de jogos virtuais diversos, todos alinhados à matriz curricular do SAEB”, conclui a educadora.