PUBLICIDADE

Educação financeira tem uso do JM em dinâmica de Castro

Estudo sobre números decimais e porcentagens teve utilização do Jornal da Manhã, projeto para compra e venda de alfaces da horta escolar à comunidade e muitas ações no 5º ano B da Escola José Nery Carneiro de Napoli

Prática ajudou a elucidar, entre vários pontos, a questão de lucros e prejuízos
Prática ajudou a elucidar, entre vários pontos, a questão de lucros e prejuízos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 5º ano B da Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, em Castro, da professora Rosi Aparecida Ferreira Leal desenvolveu um trabalho sobre a educação financeira. A docente explica que, para compreender o conteúdo de número decimais e porcentagem, os alunos utilizaram exemplares físicos do Jornal da Manhã para encontrar o uso deste tópicos matemáticos em textos presentes no impresso, observando do que se tratavam e com análise do uso no dia a dia.

“Em seguida, a professora apresentou um cupom fiscal de compra de mudas de alface para plantar na hora da escola, analisando o valor gasto, trabalhando com os conceitos de lucro e prejuízo, a venda das alfaces para a comunidade, com o objetivo de fazer um piquenique no final do ano, trabalhando noções de educação financeira. Manusearam e diferenciaram nota fiscal, boleto e cheque, pagamentos, vendas parceladas e a vista, juto, multa, acréscimo e desconto”, relata a educadora.

Rosi também destaca que alguns textos presentes no Jornal da Manhã foram selecionados para o trabalho com porcentagem, analisando em que caso são usados e calculados. Dois meses após, realizaram divulgação da venda das alfaces à comunidade, calculando o lucro possível.

“Com o dinheiro arrecadado, discutimos como trocar as moedas por cédulas, trabalhando valores decimais e porcentagem. Após realizarem os cálculos, os alunos e a professora foram até o comércio local realizar as trocas. Durante a realização das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de interagir, expressar seus sentimentos, opiniões e experiências pessoais com os temas trabalhados, compreendendo melhor os conteúdos abordados”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola José Nery Carneiro de Napoli clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE