Turma de Piraí do Sul viaja pelos detalhes dos povos indígenas | aRede
PUBLICIDADE

Turma de Piraí do Sul viaja pelos detalhes dos povos indígenas

Trabalho com produções práticas e estudos sobre cultura das populações originárias do nosso país contribuíram para diversificadas atividades no 4º ano A da Escola Rural Eurides Martins

Turma protagonizou momentos importantes sobre o assunto
Turma protagonizou momentos importantes sobre o assunto -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 4º ano da Escola Rural Municipal Eurides Martins, em Piraí do Sul, desenvolveu um trabalho sobre os povos indígenas no mês de abril. A professora Adriana Prestes Abdalah comenta que o objetivo foi de conhecer um pouco mais dessa cultura, com as atividades tendo início com videoaula para melhor entendimento da turma.

“Foram abordados diversos assuntos, desde a colonização, até os dias de hoje. A situação dos povos indígenas no Brasil passou por diversas transformações. Foram garantidos aos indígenas vários direitos, como o de preservar sua cultura e o de viver nas terras tradicionalmente ocupadas pelos seus ancestrais. Todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados”, aponta a docente.

A educadora explica que a terra pertence a todos e, quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes da tribo. Também, elenca que apenas instrumentos de trabalho, como machados, arcos, flechas e arpões são de propriedade individual. Ainda, cita que prezam pela pintura corporal, dividem o trabalho, os homens defendem o território e abrem roças, constroem casas, pescam, enquanto mulheres colhem frutos e raízes, elaboram comida, cuidam das crianças, confeccionam objetos de cerâmica e redes.

“A pintura corporal é um bem cultural de grande valor, representa parte da história, sentimentos do cotidiano e os bens sagrados. Usam a pintura corporal em festas, como casamento, nascimento, comemorações, dança, luta, luto, proteção, etc. Tem pintura para o rosto, braço, costas e até mesmo para as pernas. Utilizavam pinturas específicas para homens e mulheres casados e solteiros”, destaca Adriana.

Para complementar, denota que as pinturas têm diversos tamanhos e significados, com os índios utilizando as matérias-primas da natureza e lembrando que estes povos respeitam muito o meio ambiente, retirando dele apenas o necessário a sua sobrevivência.

“Desta maneira, constroem canoas, arcos e flechas, e suas habitações (ocas). A palha é utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. Ao concluir as atividades, os educandos fizeram cartazes e vídeos para melhor entendimento do assunto”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Rural Eurides Martins clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE