PUBLICIDADE

Jornalistas mirins realizam entrevistas em Piraí do Sul

Trabalho com gênero textual no 5º ano A da Escola Jorge Rivadavia Vargas proporcionou que alunos pudessem atuar como repórteres junto aos demais colegas

Em sala de aula e no recreio, crianças puderam imergir no mundo da comunicação jornalística
Em sala de aula e no recreio, crianças puderam imergir no mundo da comunicação jornalística -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 5º ano A da Escola Municipal Jorge Rivadavia Vargas, em Piraí do Sul, sob coordenação da professora Luciana Kubis, desenvolveu um amplo projeto com foco no gênero textual entrevista e colocando os alunos para atuarem como verdadeiros repórteres em vários momentos. A docente relata os principais aspectos do trabalho.

“Os alunos, junto com a professora, iniciaram suas atividades de Língua Portuguesa, gênero textual entrevista. Começamos com estudo e informações no livro. Expliquei que a entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa e transmitida, sobretudo pelos meios de comunicação oral e escrita”, aponta a educadora.

Luciana explica: é um texto marcado pela oralidade, produzida por interação entre duas pessoas – o entrevistador, com responsabilidade de fazer as perguntas, e o entrevistado, em responder os questionamentos.

“Após ler, analisar e explorar o texto ‘Entrevista com Ziraldo’, os alunos escolheram o tema ‘Ser repórter por um momento’, no qual ocorreu no momento do recreio. Elaboraram cartazes, perguntas, câmeras fotográficas, microfone com materiais recicláveis e uso do celular”, complementa a professora.

Por fim, a docente incentivou os educandos a ensaiarem antes para, durante sua apresentação, estarem de forma bem descontraída. O trabalho contou com a divisão de grupos e o seguinte cronograma: segunda e terça-feira com ensaio e entrevista no recreio; quinta e sexta-feira, também com ensaio e entrevista.

Acesse o blog escolar da Escola Jorge Rivadavia Vargas clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE