PUBLICIDADE

Aniversário de Reserva conta com profundo resgate histórico

Quartos anos B e C da Escola Coronel Rogério Borba puderam ir do século XIX, passando pelas obras da Igreja, à economia atual do município para entender importância e abrangência do tema

Produções e estudos de alunos foram base para entendimento do contexto histórico
Produções e estudos de alunos foram base para entendimento do contexto histórico -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Os quartos anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, sob coordenação da professora Vera Lucia Cionek Campos desenvolveram atividades voltadas aos 102 anos de Reserva. Segundo a docente, a história do município começa em 1840, na época do Brasil Império, com aventureiros em busca de ouro percorrendo várias regiões em torno de rios, chegando até as terras atualmente reservenses.

“A professora pretende contar a história de Reserva de uma maneira mais lúdica e divertida. O aporte principal será o vídeo onde conta a história e mostra várias imagens, ainda desconhecidas pela maioria da população do município de Reserva, como cavernas, cachoeiras, bem como ‘histórias que o reservense conta’. Espera-se que os alunos façam leitura visual conectando o passado com o presente do município de Reserva”, elenca a educadora.

Vera e os alunos, por meio de imagens e fotos antigas, fizeram um painel com antes e depois, abordando o tema através do hino a Reserva, falando sobre ‘Dona Nena’, autora da obra e enaltecida no vídeo. Houve também a construção ousada na época, conforme relata a professora, da Igreja Menino Jesus, de rito católico, iniciado na década de 60 pela vigário da paróquia, Padre Ivo, “contando especialmente com a mão-de-obra de trabalhadores e agricultores do município que contribuíram também com os poucos meios de transporte existente na época que eram em especiais carroças”.

“Até alunos do educandário Santa Helena auxiliavam no descarregamento de tijolos, pois o Padre Ivo badalava os sinos da Igreja velha como forma de avisar a população para se reunirem para descarregar o caminhão. Vale lembrar que naquele tempo não se dispensava mão-de-obra infantil e todos colaboravam da melhor forma com a construção, inaugurada magnificamente em 1965”, explica a docente.

Para complementar, a educadora cita que hoje Reserva tem uma população estimada de 26 mil habitantes, com maioria de mulheres e residentes da área rural, com uma economia agrária focada na agricultura. Destacam-se a soja, o milho, o trigo, o feijão e o tomate, o qual dá à cidade o título de ‘Capital Paranaense do Tomate’.

“Finalizo este assunto com os alunos do 4º ano B e C com um passeio a um pequeno museu particular existente no município, os quais demonstraram encantamento por conhecer particulares de Reserva até então desconhecidas por eles”, conclui Vera.

Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE