Câmara de PG faz sessão extraordinária para votar concessão do Centro de Eventos | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG faz sessão extraordinária para votar concessão do Centro de Eventos

Sessão foi convocada para esta segunda-feira (09) e marca o início dos trabalhos do Legislativo em 2026; ao todo, 7 projetos serão analisados pelos vereadores

Os vereadores de Ponta Grossa se reunirão na Câmara Municipal nesta segunda-feira (09)
Os vereadores de Ponta Grossa se reunirão na Câmara Municipal nesta segunda-feira (09) -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller (MDB), em atendimento à solicitação da prefeita municipal Elizabeth Schmidt (União Brasil), convocou os vereadores a uma sessão legislativa extraordinária a ser realizada na próxima segunda-feira (09), às 9h da manhã, para discutir oito projetos do Poder Executivo. Entre as pautas, destacam-se a concessão de uso do Centro de Eventos à iniciativa privada e a instituição do Programa Municipal de Incentivo à Qualificação Profissional "Bolsa Capaz!".

O Projeto de Lei nº 007/2026, referente à concessão do Centro de Eventos "Cidade de Ponta Grossa", visa racionalizar a gestão pública e valorizar o patrimônio municipal. O espaço, utilizado para importantes eventos da cidade, como a Münchenfest, a Exposição Feira Agropecuária Industrial (Efapi), a Festa da Uva (Fesuva), entre outros, tem área aproximada de 227 mil m², contando com estrutura de pavilhões, praças de alimentação e palco externo.

A proposta de concessão do espaço à iniciativa privada é justificada por permitir o Município a reduzir despesas operacionais e de manutenção, transferindo à iniciativa privada os custos de conservação, segurança, gestão e investimentos necessários. A gestão municipal ainda preservaria integralmente a propriedade do imóvel, mantendo o poder de fiscalização ao final do contrato.

O Poder Executivo ainda destaca a concessão como um contribuinte para o desenvolvimento econômico local, afirmando que o ato deve estimular a realização de eventos, fortalecer o turismo e promover a geração de empregos em Ponta Grossa. 

A proposição que visa instituir o Programa Municipal de Incentivo à Qualificação Profissional - "Bolsa Capaz!", protocolado sob o número 007/2026, tem a finalidade de conceder auxílio financeiro mensal de R$ 500,00 a jovens em situação de vulnerabilidade social matriculados em cursos de qualificação profissional com duração entre três e cinco meses.

A prefeita Elizabeth argumenta que o cenário atual do município demonstra a relevância da iniciativa que busca assegurar condições mínimas de permanência nos cursos. "Em um contexto de crescimento industrial e expansão do setor de serviços em Ponta Grossa, a demanda por mão de obra qualificada se intensifica, mas significativa parcela da juventude enfrenta barreiras de acesso", escreveu a gestora na justificativa do projeto de lei.

Entre as outras matérias a serem apreciadas, estão projetos que propõem a criação da carreira de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias; a criação de concessão de bens públicos para iniciativa privada mediante remuneração por exploração publicitária; criação de empregos nas áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação; entre outras alterações e remanejamento de atividades e funções.

À Redação, o presidente do Legislativo de Ponta Grossa reforçou a relevância da participação de todos os vereadores na sessão extraordinária para dar início a primeira sessão do ano de 2026. Os projetos, que definem importantes políticas para a gestão municipal de Ponta Grossa, serão apreciados em primeira discussão. Já as sessões ordinárias estão previstas para retomarem no dia 18 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right