Elizabeth lamenta o falecimento de Francisco Gevaerd, diretor da Unilivre
O professor deixa um legado de compromisso com a educação ambiental; em Ponta Grossa, Gevaerd idealizou projetos importantes projetos, como a instalação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
Publicado: 06/01/2026, 16:14
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do professor Francisco Gevaerd, diretor superintendente e presidente do Conselho Diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), parceira do município em grandes projetos, como a instalação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e o estudo dos arroios da cidade.
Elizabeth afirma que Gevaerd deixou um legado de valores e compromisso com a educação ambiental. "Em Ponta Grossa, sua contribuição chegou por meio de um olhar generoso, técnico e profundamente humano sobre a sustentabilidade. Ajudou nossa cidade a refletir, planejar e avançar com mais consciência ambiental, responsabilidade e cuidado com o futuro", diz a prefeita, que reforça a admiração pela jornada do professor.
A Agência de Inovação de Ponta Grossa também manifestou suas condolências pelo falecimento do diretor. "Francisco Gevaerd teve uma trajetória marcada pelo compromisso com a sustentabilidade, pela dedicação à educação ambiental e pelo trabalho incansável em prol de uma sociedade mais consciente, justa e responsável", escreve.
A entidade de fomento à inovação e sustentabilidade do município afirma que Gevaerd é uma referência em liderança, ética e amor pelo conhecimento. "Ele continuará a iluminar os caminhos da Unilivre e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e toda a comunidade da instituição. Seguimos em luto, honrando sua história e tudo o que ajudou a construir", conclui a nota.
Gevaerd foi um dos principais organizadores do projeto da unidade da Unilivre em Ponta Grossa, que será instalada ao lado do Lago de Olarias. O projeto tem como objetivo fomentar a formação profissional ao unir criatividade, tecnologia e educação ambiental, e deve ser inaugurado em 2028.