Google testará nova tecnologia no transporte coletivo de PG; entenda
Usuários do transporte da cidade terão nova ferramenta para facilitar no dia a dia
Publicado: 01/12/2025, 10:50

A Google, uma das principais empresas de tecnologia do mundo, escolheu o transporte coletivo de Ponta Grossa para testar sua nova tecnologia de pagamento por aproximação através da Carteira do Google (Google Wallet). O anúncio da novidade foi realizado pela prefeita Elizabeth Schmidt (União) e pelo secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa, Luiz Henrique Honesko, através de um vídeo publicado em suas redes sociais.
No anúncio, Honesko explica que a escolha de Ponta Grossa por parte da empresa veio após a Google observar as ações de pagamento por aproximação aplicadas no transporte coletivo da cidade nos últimos meses. "Fomos escolhidos pela Google para aplicar uma nova tecnologia de pagamento por aproximação através do Google Wallet. O nosso transporte está sendo visto nacionalmente como um transporte eficiente, um transporte inovador", destacou Honesko.
Ainda conforme sua fala, Honesko explica que as compras poderão ser feitas pelo celular no momento em que o usuário escolher a linha que deseja utilizar. Após comprar o bilhete, ele ficará guardado na carteira digital do Google para ser usado quando necessário. "No celular, você vai poder comprar na hora que você escolher a linha dentro do Google Maps. Ali você poderá comprar a passagem e ela ficará na sua carteira digital", explicou o secretário.
CELEBRAÇÃO - No vídeo, Elizabeth e Honesko também comemoram as recentes conquistas obtidas por Ponta Grossa, como os investimentos em novos ônibus para o transporte coletivo da cidade, ação de cerca de R$ 39 milhões. Outro destaque foi o prêmio que Ponta Grossa recebeu pela solução de pagamento de tecnologia no pagamento por aproximação.
"Estamos autorizando a concessionária a comprar mais 30 ônibus novos para Ponta Grossa. Esse é mais um passo que damos no trabalho de transformação e modernização do nosso transporte coletivo. E na melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam o serviço", comentou a prefeita.





















