Uso de cigarro eletrônico está associado à morte, diz professor da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Uso de cigarro eletrônico está associado à morte, diz professor da UEPG

Julio Kuller, em parceria com o professor Mário Rodrigues, pede apoio para a proibição da comercialização e do uso de cigarros eletrônicos ser aprovada pelo Poder Executivo

Uso de cigarro eletrônico está ligado às doenças crônicas
Uso de cigarro eletrônico está ligado às doenças crônicas -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O professor Mário Rodrigues Montemór Netto, do departamento de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) declarou que o uso de cigarros eletrônicos está diretamente associado com a morte. A informação foi repassada pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller, em vídeo divulgado nas suas redes sociais. Veja:

VÍDEO
| Autor: Divulgação
  

Na publicação, Julio Kuller destacou que o uso de cigarros eletrônicos representa uma séria ameaça à saúde pública, especialmente entre os adolescentes. "Estudos indicam efeitos neurológicos, cardiovasculares e risco aumentado de doenças crônicas. É fundamental fortalecer ações educativas e preventivas, com o envolvimento de toda a sociedade. Investir na saúde das nossas crianças é investir no futuro da nossa cidade".

Já o professor, ressaltou que nos próximos 20 anos, possivelmente, os adolescentes que utilizam o cigarro eletrônico estarão com câncer. "Não é só uma doença aguda, é uma doença crônica que pode causar tremores, tem efeito cardiovascular, tem alterações em todo o nosso sistema gastrointestinal, tem alterações em sódio bucal. Então, o uso desses cigarros é extremamente complicado e diretamente associado com doenças que levam à morte".

Segundo Mário, esses cigarros estão ligados a várias doenças, as quais levam à hospitalização e morte de adolescentes. "A gente precisa de todo mundo, toda a sociedade, os nossos vereadores e a nossa cidade precisam apoiar esse projeto, porque a gente está investindo na saúde da nossa população, das nossas crianças". 

PROIBIÇÃO - O Projeto de Lei (PL) 204/2025, que proíbe a comercialização e o uso de cigarros eletrônicos em Ponta Grossa, foi aprovado em 22 de outubro, com 13 votos favoráveis.

Agora, o PL segue para o Poder Executivo, que decidirá sobre a sanção. Caso seja aprovado, ficará proibido o consumo dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) em praças, áreas de lazer, ginásios, escolas, bibliotecas e outros locais públicos da cidade.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right