Nova frota de ônibus com R$ 35 mi investidos começa a circular após aniversário de PG
Para conhecer esses veículos, eles estarão presentes no desfile de 202 anos da cidade, no dia 15 de setembro
Publicado: 03/09/2025, 18:28

O Portal aRede apresentou aos seguidores da página a nova frota com 15 ônibus convencionais que devem começar a rodar pela cidade de Ponta Grossa a partir do dia 16 de setembro, um dia depois do aniversário de 202 anos do município. Os veículos contam com tecnologia de motorização Euro VI, que garante menor impacto ambiental, além de ar-condicionado, bancos estofados, entradas USB e um novo layout, oferecendo mais conforto aos passageiros e motorista.
GALERIA DE FOTOS
Em entrevista ao Portal aRede, o diretor de Relações Institucionais da Viação Campos Gerais (VCG), Rodrigo Venske, garante segurança e conforto nesses novos ônibus. "É uma frota moderna né? Estamos falando maior conforto para todas as pessoas, maior possibilidade de os ônibus não se atrasarem e chegarem no horário ou os veículos não quebrarem no meio do caminho. Na sequência, no começo de 2026, teremos mais 10 articulados rodando, com cinco super-articulados muito maiores do que estamos acostumados", comentou Rodrigo.
As novas cores remetem a bandeira ponta-grossense, com a prata remetendo o branco, detalhes em azul e também o verde-limão para chamar a atenção e identificar como um dos transportes coletivos. Cada veículo contará com quatro câmeras de segurança, afim de evitar poluição nos ônibus ou denunciar crimes cometidos, como importunação sexual. Esta segurança incentiva os usuários de transporte coletivo a denunciarem, caso presenciem movimentos anormais.
As regiões que os ônibus circularão em Ponta Grossa ainda não estão definidas. Rodrigo fala sobre os critérios para selecionar os bairros no qual os veículos irão servir. "A definição dessas linhas fica na responsabilidade da Prefeitura. Os critérios de escolha serão aqueles bairros que possuem mais fluxo de pessoas e trânsito, maior demanda de horas de utilização dos ônibus e precisaremos testá-los em locais diferentes da cidade", explica o advogado.
O total de investimento para esses 25 veículos circularem por Ponta Grossa (15 convencionais e 10 articulados) girou em torno de R$ 35 milhões, por meio de negociações entre a Prefeitura, VCG e encarroçadoras afim de trazer a tecnologia Euro VI para as frotas. Para idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes, os elevadores também foram reformados para cada ônibus ter a possibilidade de todas as pessoas poderem usufruir deste conforto, segundo Rodrigo Vonski.
A prefeita Elizabeth Schmidt também fala sobre a modernização dos ônibus coletivos para a população. "São veículos mais modernos, menos poluidores e que vão subir a régua de qualidade da nossa frota de transporte coletivo. Estes ônibus possuem o que há de melhor no mercado do transporte urbano e os ponta-grossenses certamente vão aprovar a nova frota assim que ela estiver disponível", comenta Elizabeth. Para conhecer esses veículos, eles estarão presentes no desfile de aniversário de 202 anos da cidade de Ponta Grossa, no dia 15 de setembro.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.