Cuidados do cérebro: saiba como cuidar dos primeiros sinais do Alzheimer
Dr. Omar Sayed, médico neurologista da Medvitae, compartilha dicas sobre a saúde cerebral
Publicado: 25/08/2025, 16:12

Cuidados com o cérebro têm sido uma preocupação emergente da sociedade que, cada vez mais, vive em um ritmo acelerado, em que a saúde, muitas vezes, não percebe sinais de necessidade para desacelerar e administrar a saúde cerebral. No programa Viver Bem desta segunda-feira (28), entrevistamos Dr. Omar Sayed, médico neurologista da Medvitae que esteve no Congresso Internacional da Associação de Alzheimer, em Toronto, no Canadá.
O tema central da conversa foi o cuidado com os primeiros sinais da doença que, atualmente, pode ser tratada com muito mais eficiência. “Buscamos isso no Congresso para saber o que há de mais moderno, principalmente para diagnósticos precoces. E hoje, o que se faz no mundo, com relação a esta investigação e tratamento, é possível de se fazer aqui em Ponta Grossa”, diz.
SINTOMAS - O Alzheimer atinge, majoritariamente, pessoas idosas. Entretanto, existem alguns fatores que podem ser observados com antecedência para o tratamento ser ainda mais eficaz. "Geralmente, os sintomas começam acima de 60 anos. Mas, temos casos em que o início da patologia é precoce. E temos que cuidar bastante, também, porque existe um declínio cognitivo da idade. São quadros diferentes", explica.
SAÚDE DO CÉREBRO - Dr. Omar indica pilares da saúde do cérebro. Entre eles, estão a boa alimentação, o manejo do estresse, os exercícios físicos, a qualidade de sono e a socialização. "O cérebro precisa de estímulos saudáveis. Quando falamos de ansiedade, de estresse, estamos fatores que minam o desempenho cerebral. E então, me perguntam 'Dr., como viver num mundo em que tudo é para ontem?', e eu friso ser preciso criar uma barreira para aquilo tolerável para o cérebro", conta.