Acipg pede união de esforços para combater falta d'água em PG
Entidade critica trocas de acusações e divisão da busca por culpados por conta dos problemas enfrentados no abastecimento da cidade
Publicado: 28/03/2025, 14:50

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) fez um alerta quanto a repercussão do problema de falta d'água enfrentado por Ponta Grossa, nos últimos meses. A entidade alega que, neste contexto, houve acusações infundadas e baseadas em meias verdades. Por meio de nota, a Acipg destaca que a população não deve "cair na armadilha da divisão e da busca por culpados", mas que precisa unir esforços.
Os problemas no abastecimento na cidade se agravaram em fevereiro deste ano, quando várias regiões da cidade ficaram sem água, de forma simultânea. Desde então, diferentes órgãos, grupos políticos e instituições tem manifestado indignação e demonstração de tentativas de resolver o problema. Contudo, a Acipg afirma que ao mesmo tempo, também houve críticas, discussões e apontamentos sobre os possíveis culpados em relação à questão do saneamento.

A Acipg ressalta que, recentemente, ocorreram acusações infundadas e baseadas em meias verdades. A falta de água é um problema complexo que afeta a todos e requer uma solução conjunta e responsável. "Em vez de buscar culpados, devemos nos unir para encontrar soluções. Queremos lembrar que a responsabilidade pela gestão da água é compartilhada entre várias entidades, incluindo o Governo, as empresas de saneamento e a própria comunidade", escreve a Acipg em nota.
Confira o posicionamento oficial da Acipg na íntegra:
"Diante das recentes acusações infundadas e baseadas em meias verdades, gostaríamos de esclarecer os fatos e alertar a comunidade sobre a importância de não cair na armadilha da divisão e da busca por culpados.
A falta de água é um problema complexo que afeta a todos e requer uma solução conjunta e responsável. Em vez de buscar culpados, devemos nos unir para encontrar soluções.
Queremos lembrar que a responsabilidade pela gestão da água é compartilhada entre várias entidades, incluindo o governo, as empresas de saneamento e a própria comunidade.
Em vez de jogar a culpa uns nos outros, devemos trabalhar juntos para:
1. Encontrar soluções imediatas para o problema da falta de água.
2. Investigar as causas profundas do problema e identificar as responsabilidades civis e criminais.
3. Trabalhar com o Ministério Público para garantir que as responsabilidades sejam atribuídas e que as medidas necessárias sejam tomadas.
É hora de união e responsabilidade. Vamos trabalhar juntos para encontrar soluções e garantir que a comunidade tenha acesso à água de qualidade."