PG assina termo de cessão com a associação de moradores do Ericson | aRede
PUBLICIDADE

PG assina termo de cessão com a associação de moradores do Ericson

Evento é o primeiro passo para a regularização fundiária dos moradores

Prefeita assinou termo na sede da Ocupação Ericson John Duarte
Prefeita assinou termo na sede da Ocupação Ericson John Duarte -

Publicado por Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) assinou, nesta quarta-feira (5), o Termo de Cessão de Uso entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Associação de Moradores Ericson John Duarte. A solenidade de assinatura foi realizada pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa. O termo autoriza a implantação de um Plano de Desenvolvimento Comunitário, desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Superintendência de Habitação de Ponta Grossa, vinculada à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

Elizabeth comenta que a assinatura do termo de cessão do Andorinhas servirá para o desenvolvimento do projeto executado pela parceria da Prefeitura com UEPG e Associação de Moradores, promovendo a reurbanização do espaço e entrega de moradia aos que ali residem.

“O termo garante a permanência dos moradores que compactuam com o projeto e participam nas ações promovidas pelos integrantes do processo estrutural, por meio da regularização fundiária, coordenado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, visando redefinir os lotes, reconstruir suas moradias e conseguir o título de propriedade a ser concedido pela Prefeitura. Estamos falando de algo primordial: a habitação e, por consequência, de dignidade”, destaca Elizabeth.

Elizabeth comenta que a assinatura do termo de cessão do Andorinhas servirá para o desenvolvimento do projeto realizado pela Prefeitura e entidades
Elizabeth comenta que a assinatura do termo de cessão do Andorinhas servirá para o desenvolvimento do projeto realizado pela Prefeitura e entidades |  Foto: Divulgação.
  

O advogado e líder do Movimento Popular de Luta (MPL), Leandro Dias, destaca a importância e o simbolismo da assinatura do termo de cessão. "Esse dia é muito especial a todos e todas, agradecemos nossos aliados e aliadas, agradeço as famílias. E esse passo rumo à conquista da moradia digna é um passo dado com a força do povo organizado, sem essas centenas de famílias organizadas e lutando por dignidade seria impossível chegar até aqui. Hoje fica provado que lutando podemos conquistar nossos direitos", disse. Cabe lembrar que a MPL coordena a ocupação do Ericson.

O professor Edson Armando Silva, responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário para a Ocupação Ericson John Duarte, comentou que a UEPG procurou ter uma visão holística, transcendendo o foco do problema imediato, que era a questão de uma moradia. “A questão da habitação é fundamental, mas é necessário pensar em geração de renda, é necessário pensar em saúde, é necessário pensar em educação, é necessário pensar em superação de conflitos”, disse.

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Jurema Carolina da Silveira Gomes, disse que foi um dia muito importante para todos os que atuaram na comunidade Ericson. Segundo ela, este é um projeto pioneiro na cidade. “Esse termo de cessão de uso é especialmente importante porque afasta realmente o perigo do despejo. Hoje essas pessoas têm a segurança de que aqui é o lar delas. Este é o resultado de um diálogo que aconteceu entre o Tribunal de Justiça, a Prefeitura Municipal, a UEPG, os movimentos e associações que fazem parte aqui do processo. Nunca se viu uma Prefeitura estar trabalhando dentro de um conflito social como esse, mas para nós é uma honra e um orgulho”, finaliza.

Elizabeth discursou na solenidade que marcou a assinatura do termo
Elizabeth discursou na solenidade que marcou a assinatura do termo |  Foto: Divulgação.
  

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE