Idosos são encontrados entre fezes e urina em asilo clandestino
Proprietários do local foram presos e deverão responder por crimes contra o idoso e pessoas com deficiência
Publicado: 08/08/2025, 13:24

Ao menos sete idosos e pessoas com deficiência foram resgatados de um asilo clandestino que funcionava em uma casa situada no bairro Campo Alto, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O imóvel foi interditado nessa quinta-feira (7), e os proprietários - um casal - foram presos em flagrante.
De acordo com o delegado Fábio Machado, da delegacia de São José dos Pinhais, a descoberta do asilo irregular foi feita por servidores das áreas da Saúde e Assistência Social, além da Vigilância Sanitária do município. Segundo ele, os acolhidos estavam em “condições insalubres e sofrendo maus-tratos”.
Imagens mostram uma geladeira praticamente sem comida e os pacientes deitados sobre camas e sofás em um mesmo cômodo. Uma das vítimas foi encontrada em estado de desnutrição e com fezes no corpo. As vítimas não tinham acesso a cuidados de saúde e alimentação adequada. O casal que mantinha o local teria retido cartões bancários delas. Segundo o delegado, os pacientes foram levados para uma unidade de saúde.
Os familiares deverão ser ouvidos nos próximos dias para explicar por que as vítimas foram deixadas naquela casa. “O que a prefeitura fez foi fechar aquele local, interditar, que não vai mais funcionar como asilo, como uma casa improvisada para hospedar pessoas com deficiência mental e doenças”, acrescentou Fábio Machado.
Os proprietários deverão responder por crimes contra o idoso e pessoas com deficiência, além de maus-tratos contra todos os funcionários do estabelecimento.
Com informações Banda B, parceira do Portal aRede.