Homem que dormia à beira de represa recusa ajuda, cai na água e morre no PR
Pescador afirma que vítima apresentava sinais de embriaguez e que ela recusou ajuda para sair do local: 'Dá a mão aqui'

Um homem, de aproximadamente 35 anos, morreu após cair na represa do Passaúna, na manhã desta terça-feira (10), no bairro Barigui, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Pouco antes, ele havia sido visto por um pescador sentado à beira da água e apresentava sinais de embriaguez.
Segundo o pescador José Ivanir Lopes, ele chegou cedo ao local e percebeu algo estranho próximo à margem. “Eu sempre chego com uma lanterna de alto alcance e procuro iluminar toda a margem do rio para depois começar a pescar com os companheiros. Eu ouvi um barulho estranho na água e falei para o meu companheiro: ‘Venha cá porque tem alguma coisa estranha na água aqui'”, relatou à Banda B.
Ao se aproximar, o pescador afirmou que encontrou o homem deitado à beira da represa e tentou ajudá-lo a sair. “Eu falei: ‘Dá a mão aqui, sai da água, rapaz’. Ele não conseguia nem falar de tão bêbado”, contou. Ainda conforme o relato, o homem recusou ajuda e ficou irritado. “Tentamos tirar ele, mas ele não quis ajuda. A gente largou porque ele ficou bravo”, disse.
Minutos depois, o pescador percebeu a movimentação na água. “Andei uns dez metros e vi borbulho. Falei: ‘O cara caiu na água’”, afirmou. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 5h30, e as equipes chegaram ao local em menos de dez minutos.
Os bombeiros localizaram a vítima após cerca de 40 minutos de buscas, a aproximadamente 2,5 metros de profundidade. O homem foi retirado da água inconsciente e os socorristas iniciaram manobras de reanimação por volta das 6h40. A morte foi declarada às 7h.
“Colocamos a vítima dentro da ambulância e iniciamos os procedimentos de massagem cardíaca para tentar reanimar. O médico também chegou no local com a medicação necessária para o tratamento do afogado de grau 6, mas não conseguimos reverter”, disse Esmanhotto, capitão do Corpo de Bombeiros.
A identidade da vítima não havia sido divulgada até a publicação da reportagem. “Ele era andarilho e dormia no mato”, disse o pescador.
Informações: Banda B, parceira do Portal aRede




















