Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso | aRede
PUBLICIDADE

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Azeite Terra das Oliveiras é vendido online e tem origem desconhecida

Parte das empresas responsáveis pelas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal
Parte das empresas responsáveis pelas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e consumo do azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras. De acordo com a Anvisa, o produto foi proibido por ter origem desconhecida, sendo vendido pela loja online Shopee. Além disso, explicou a agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua importadora, foi extinta. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

DOCE DE LEITE E SAL GROSSO

A agência impôs restrições de comercializações do sal grosso da marca Marfim e do doce de leite da São Benedito. 

Fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, o lote 901124 do sal grosso Marfim foi suspenso por ter reprovado no teste de teor de iodo, que foi considerado insatisfatório. De acordo com a Anvisa, o lote deve ser recolhido. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União.

Já o doce de leite em pedaços da marca São Benedito, da empresa JF Indústria Comercio de Doces e Laticínios, com data de fabricação de 25 de junho de 2025, não poderá ser comercializado, distribuído e nem consumido. De acordo com a Anvisa,  o lote desse produto não estava identificado. Além disso, foi reprovado no teste de ácido sórbico, conforme publicado no DOU. O ácido sórbico é um conservante que tem o propósito de evitar que microrganismos causem deterioração dos alimentos.

Procurada pela Agência Brasil, a São Benedito informou que, assim que foi notificada, colaborou com os órgãos competentes e ajustou processos internos "para garantir que cada pote que chegue à sua mesa esteja 100% dentro dos padrões", afirmou em nota.

A empresa disse ainda que "preza pela tradição" e destacou que "o uso do conservante serve justamente para evitar microrganismos e garantir um alimento seguro". 

A Agência Brasil também procurou a Marfim, mas não obteve retorno. Já a empresa responsável pela marca Terra das Oliveiras não foi encontrada.

CONFIRA UM RESUMO DA NOTÍCIA:

Azeite proibido: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, fabricação, distribuição e consumo do azeite extravirgem Terra das Oliveiras, por ter origem desconhecida e ser vendido online; a importadora citada no rótulo foi identificada como extinta. A decisão foi publicada no DOU.

Outros produtos com restrições: A Anvisa determinou o recolhimento do lote 901124 do sal grosso Marfim, reprovado no teste de teor de iodo, e proibiu o doce de leite em pedaços São Benedito (fabricação em 25/06/2025) por falta de identificação do lote e reprovação no teste de ácido sórbico.

Posicionamento das empresas: A São Benedito informou que colaborou com as autoridades e ajustou processos internos para atender aos padrões exigidos. A Marfim não respondeu aos contatos, e a empresa responsável pela Terra das Oliveiras não foi localizada.

Com informações de: Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right