Trump admite estar considerando 'opções fortes' contra o Irã
Nesse sábado (10), o presidente norte-americano sinalizou que estaria pronto para ajudar os iranianos em busca de “liberdade”
Publicado: 12/01/2026, 09:42

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesse domingo (11), que as Forças Armadas norte-americanas estão considerando “opções muito fortes” em relação à situação do Irã. Um balanço divulgado no mesmo dia apontou que 538 pessoas foram mortas em meio às manifestações no país persa.
“Estamos analisando algumas opções muito interessantes… Estou recebendo informações a cada hora e tomaremos uma decisão muito em breve”, afirmou Trump.
O Irã passa pela maior onda de protestos registrada no país em quase uma década. Das 538 vítimas, 490 são manifestantes e 48, policiais. O número de presos ultrapassa 10 mil, segundo balanço divulgado pela ONG Human Rights Activists News Agency (HRANA).
Nesse sábado (10/1), o presidente norte-americano sinalizou que estaria pronto para ajudar os iranianos em busca de “liberdade”.
“O Irã vislumbra a LIBERDADE, talvez como nunca antes”, disse o presidente republicano em uma mensagem divulgada na rede social Truth. “Os EUA estão prontos para ajudar!!!”.
As manifestações dos cidadãos iranianos acontecem desde 28 de dezembro de 2025 tomam as ruas do país contra a crise econômica que afeta o país. As agitações contra o governo teocrático do líder supremo aiatolá Ali Khamenei já estão no 15º dia, e também foram registradas em outros países, por meio da diáspora iraniana.
Nas últimas semanas, o presidente norte-americano ameaçou intervir na caótica situação do país, caso civis fossem mortos.
Informações: Metrópoles




















