EUA: procuradores abrem investigação criminal contra presidente do Fed | aRede
PUBLICIDADE

EUA: procuradores abrem investigação criminal contra presidente do Fed

Presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que a investigação é uma retaliação direta do governo do presidente Donald Trump

Trump e aliados intensificaram as críticas à Powell por não promover cortes nos juros
Trump e aliados intensificaram as críticas à Powell por não promover cortes nos juros -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou, neste domingo (11), que procuradores federais abriram uma investigação criminal envolvendo a reforma US$ 2,5 bilhões na sede do Banco Central dos Estados Unidos, em Washington. Ele também é alvo da apuração.

Em um comunicado divulgado pelo Fed, Powell afirma que a investigação, relacionada ao seu depoimento ao Comitê Bancário do Senado sobre a reforma dos prédios administrativos do Fed — feito em junho de 2025 —, é uma retaliação direta do governo do presidente Donald Trump.

“A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que será melhor para o público, em vez de seguir as preferências do presidente”, disse o presidente do Fed.

“A questão aqui é se o Fed poderá continuar a definir as taxas de juros com base em evidências e nas condições econômicas — ou se, ao contrário, a política monetária será dirigida por pressão política ou intimidação”, continuou Powell.

Ao longo do último ano, Trump e aliados intensificaram as críticas à Powell por não promover cortes nos juros no ritmo defendido pelo republicano.

Apesar disso, o Fed reduziu as taxas em três reuniões consecutivas no segundo semestre do ano passado, mas dirigentes da autoridade monetária indicaram recentemente que novos cortes não devem ocorrer nos próximos meses.

“O serviço público às vezes exige manter-se firme diante de ameaças. Continuarei a exercer o trabalho para o qual o Senado me confirmou, com integridade e compromisso de servir ao povo americano”, finaliza a nota de Powell.


Com informações do Metrópoles 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right