Polícia Civil do Paraná completa 172 anos com foco na modernização | aRede
PUBLICIDADE

Polícia Civil do Paraná completa 172 anos com foco na modernização

Um dos eixos da atual gestão é o PCPR na Comunidade, programa que aproxima a instituição da população. A PCPR também ampliou sua capacidade de atuação com o reforço de novos policiais civis e a modernização de setores estratégicos

Pesquisa apontou a Polícia Civil como a instituição de maior confiança do Brasil
Pesquisa apontou a Polícia Civil como a instituição de maior confiança do Brasil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) completa 172 anos neste domingo (28). Criada em 28 de setembro de 1853 por decreto imperial de Dom Pedro II, a instituição constrói, desde então, uma trajetória voltada à proteção da sociedade, à busca da justiça e à promoção da cidadania.  

“O aniversário da PCPR é, acima de tudo, uma homenagem ao esforço coletivo de gerações de policiais que dedicaram suas vidas à segurança dos paranaenses. Cada conquista da instituição reflete o compromisso diário de mulheres e homens que escolheram servir com coragem, profissionalismo e humanidade”, afirmou o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

Um dos eixos da atual gestão é o PCPR na Comunidade, programa que aproxima a instituição da população com ações cívico sociais com atendimento humanizado. A proposta é sair de dentro das delegacias para ir até onde a população mais precisa, alcançando comunidades vulneráveis, povos indígenas, comunidades quilombolas e ilhas, além de atender pessoas com deficiência, neurodivergentes e acamados.  

Desde 2022, o programa soma mais de 300 edições, com 255 mil atendimentos e 115 mil carteiras de identidade emitidas em mais de 160 municípios, oferecendo confecção de documentos, registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados, orientações, atividades lúdicas com crianças, acesso a serviços on-line e palestras educativas.    

Nos últimos anos, a PCPR também ampliou sua capacidade de atuação com o reforço de novos policiais civis e a modernização de setores estratégicos, como a perícia papiloscópica, as tecnologias de investigação e a estrutura de operações. O trabalho foi fortalecido pelas operações aéreas e pelo apoio de cães de faro, que contribuem para a localização de drogas, armas e pessoas desaparecidas. 

Na identificação civil, a PCPR consolidou a emissão de mais de 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) entre setembro de 2024 e junho de 2025, com o CPF como número único para reduzir fraudes e dar mais segurança aos processos.    

O reconhecimento da sociedade acompanha esses avanços. Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Atlas em parceria com a Bloomberg, divulgada em agosto, apontou a Polícia Civil como a instituição de maior confiança do Brasil, à frente de órgãos públicos e privados de todos os setores.

As informações são das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right