Polícia Militar salva a vida de bebê de apenas três dias no PR
Pais se deslocaram até a sede da PM para pedir ajuda; recém-nascida estava desacordada e com a pele roxa
Publicado: 24/05/2025, 09:11

Uma criança recém-nascida, com apenas três dias de vida, engasgou com leite materno na noite desta sexta-feira (23), em Arapongas.
Segundo o boletim de ocorrência, ao perceberem que o bebê, uma menina, estava desacordado, com a pele roxa, os pais se deslocaram de carro à 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), onde pediram ajuda aos agentes. Neste momento, um dos policiais realizou a “manobra de tapotage”, uma técnica que consiste em dar golpes suaves e rítmicos nas costas e no tórax com as mãos em formato de concha.
Após a criança voltar a respirar, ela foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico.
COMO AGIR NESSES CASOS - Considerado uma emergência, o engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) elaborou um manual de como agir nesse momento para salvar a vida dos bebês. Veja abaixo:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
MANOBRA DE HEIMLICH - Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
As informações do TN Online, parceiro do Portal aRede