62 mil alunos: confira o calendário do ano letivo nas universidades estaduais
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo
Publicado: 12/01/2026, 17:50

Aproximadamente 62 mil estudantes das universidades estaduais do Paraná iniciam as aulas entre fevereiro e março de 2026. As sete instituições de ensino superior ofertam 440 cursos de graduação presenciais em 29 cidades do Estado.
Os calendários acadêmicos são definidos pelas próprias universidades e orientam o período de aulas, atividades de pesquisa, extensão e eventos acadêmicos. Os calendários completos podem ser consultados nos sites oficiais de cada instituição.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo. Os calendários das universidades estaduais são aprovados pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada instituição.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a primeira a iniciar o ano letivo, com início das aulas em 19 de fevereiro e término do primeiro semestre em 19 de junho. O segundo semestre começa em 20 de julho e vai até 30 de novembro.
Nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar), as aulas do primeiro semestre começam em 2 de março.
As aulas da UEL seguem até 10 de julho. As atividades do segundo semestre têm início em 3 de agosto e se estendem até 9 de dezembro. O primeiro semestre da Unicentro encerra em 11 de julho. O segundo semestre começa em 27 de julho e termina em 11 de dezembro.
Para os estudantes da UENP as aulas do primeiro semestre encerram em 4 de julho. O segundo semestre tem início em 23 de julho e vai até 4 de dezembro. Já a Unespar termina o primeiro semestre em 18 de julho. O segundo semestre começa em 3 de agosto e se estende até 15 de dezembro.
Os estudantes matriculados na Universidade Estadual de Maringá (UEM) começam as aulas em 9 de março, com término previsto para 11 de julho. O segundo semestre tem início em 4 de agosto e encerra em 5 de dezembro.
Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o calendário prevê início do primeiro semestre em 16 de março e término em 18 de julho. As aulas do segundo semestre começam em 3 de agosto e seguem até 8 de dezembro.
REDE ACADÊMICA
O Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é formado por sete universidades estaduais, com campus localizados em todas as regiões do Estado. O Paraná conta com 88.056 alunos matriculados. Desse total, 62.206 estão em cursos de graduação presencial, 4.753 em cursos de graduação na modalidade EaD, 11.568 em programas de mestrado e doutorado, 8.362 em cursos de pós-graduação lato sensu e 1.167 em programas de residência médica e multiprofissional.
LEIA UM RESUMO DA NOTÍCIA:
Início do ano letivo e abrangência: Cerca de 62 mil estudantes das universidades estaduais do Paraná iniciam as aulas entre fevereiro e março de 2026. As sete instituições oferecem 440 cursos presenciais em 29 cidades, com calendários definidos e aprovados por cada universidade, conforme a LDB (mínimo de 200 dias letivos).
Datas por instituição: A Universidade Estadual de Ponta Grossa é a primeira a iniciar (19/02). Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Estadual do Paraná começam em 02/03. A Universidade Estadual de Maringá inicia em 09/03 e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 16/03, com segundos semestres entre julho e agosto.
Dimensão da rede acadêmica: O sistema estadual reúne 88.056 alunos no total, sendo 62.206 na graduação presencial, além de estudantes em EaD, pós-graduação, mestrado/doutorado e programas de residência, distribuídos em campi por todas as regiões do Estado.
Com informações de: Agência Estadual de Notícias.




















