Região deve produzir 3 milhões de toneladas de grãos | aRede
PUBLICIDADE

Região deve produzir 3 milhões de toneladas de grãos

Produção é estimada para a primeira safra do ciclo 2022/23, segundo projeções do Deral. Rendimento está entre os melhores da história

Excesso de chuvas nas últimas semanas atrasou a colheita mas não chegou a trazer perdas a ponto de reduzir a produtividade na região
Excesso de chuvas nas últimas semanas atrasou a colheita mas não chegou a trazer perdas a ponto de reduzir a produtividade na região -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A região dos Campos Gerais deverá colher, nesta safra 2022/23, uma das maiores safras de grãos de sua história. Com perspectiva de alto rendimento, tanto no milho quanto na soja, o total produzido na primeira safra de grãos deverá alcançar a marca de 3,08 milhões de toneladas. Apesar dos vários dias seguidos com chuva na região, e o atraso no início da colheita em algumas áreas, até o momento não há o relato de perdas na produtividade junto aos municípios dos Campos Gerais. No Paraná, a previsão é de que 20,8 milhões de toneladas de soja sejam colhidas, valor que se confirmado será o maior valor da história para o Estado, segundo informou a Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

No caso da soja, 544,4 mil hectares foram plantados na região e a perspectiva é de que sejam colhidos 2,17 milhões de toneladas do grão nos municípios da regional neste ciclo. Esse valor será alcançada com o rendimento esperado mantido em 4 mil quilos por hectare. Se na soja é esperada a segunda melhor produtividade da história da região, no milho é esperada a maior, com 11 mil quilos por hectare: no total, 863,8 mil toneladas são esperadas para serem colhidas em uma área de 78,3 mil hectares. Na comparação com o ano passado, há a perspectiva de crescimento de 6,3% na produção de soja e de 24,4% no milho, no período de um ano. No ciclo 2021/22, a 1ª safra de grãos totalizou 2,77 milhões de toneladas, valor 11,11% abaixo do estimado para este ano.

CLIMA

Luiz Alberto Vantroba, economista do núcleo regional do Deral, explica que o excesso de umidade, de modo geral, não chegou a impactar a qualidade dos grãos. “A colheita de soja e milho estava atrasada, mas ainda assim as áreas não chegaram a estar encharcadas e estavam colhendo, apesar da umidade estar alta. Como o tempo melhorou, as atividades foram aceleradas, e as áreas um pouco atrasadas, vão ficar praticamente em dia com o sol e temperaturas elevadas nesta quarta (1) e quinta (2)”, reforçou o profissional.

ESTADUAL

Em âmbito estadual, as expectativas para a cultura da soja representam um aumento de 70% no volume de produção comparativamente à safra 2021/2022, quando foram produzidas 12,31 milhões de toneladas. A colheita do grão avançou para 17% da área nesta semana, e 85% das lavouras se encontram em boas condições e 12% em condições medianas. Segundo a chefe em exercício do Deral, Larissa Nahirny, somando-se a primeira e a segunda safra, o Paraná deve produzir 41,07 milhões de toneladas de grãos (todas as culturas) no ciclo 2022/2023. “Apesar do atraso no plantio e, consequentemente, na colheita dos principais grãos, como soja e milho, os agricultores paranaenses podem ter um bom resultado”, diz.

Feijão de 1ª safra foi 100% colhido na região

O feijão de primeira safra foi impactado pelo clima entre os meses de setembro e novembro, que trouxe perdas. Ainda assim a redução na produtividade nos municípios da regional não foi tão grande quanto se esperava e está estimada em 1.904 quilos por hectare. Isso deve resultar numa produção total de 46,3 mil toneladas na região – chegou-se até a estimar um valor 10% abaixo disso. Na comparação com a 1ª safra do ciclo anterior (2021/22), o crescimento na produção será de 23%. No Paraná, cerca de 95% da área já foi colhida, o equivalente a 110 mil hectares. A previsão é da produção, nesta 1ª safra, de 193,2 mil toneladas no Estado, com rendimento médio de 1.681 quilos por hectare.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE