Pressa por 'Novo Contorno' é porque CCR não realizou obra em PG no passado | aRede
PUBLICIDADE

Pressa por 'Novo Contorno' é porque CCR não realizou obra em PG no passado

Conselheiro, professor acredita que novas obras devem contribuir com o futuro e não somente corrigir problemas antigos

Osni Mongruel Junior_Embrapa_Novo Contorno
Osni Mongruel Junior_Embrapa_Novo Contorno -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O conselheiro de Educação do Grupo aRede, Osni Mongruel Junior, destaca que as obras do 'Novo Contorno de Ponta Grossa' são importantes para o Brasil - o debate é referente a uma reportagem especial do Portal aRede. Entretanto, ele lembra que a 'pressa' para realizar o projeto é porque a atual concessionária da rodovia não realizou as obras necessárias antigamente.

Diante disso, ele reforça a importância de toda a comunidade para a construção de um projeto que contribua com o desenvolvimento da cidade, e não somente para corrigir os problemas do passado.

Confira abaixo na íntegra a opinião de Osni, graduado em Odontologia, especialista em Administração de Empresas, professor, diretor do Colégio Sepam e diretor-presidente da Regional dos Campos Gerais do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/Paraná):

"Reportagem do Jornal da Manhã/Portal aRede noticia que há um estudo sendo realizado pela concessionária PR Vias o qual propõe que o contorno rodoviário norte passe pela área da Fazenda Modelo.

Entidades que utilizam há anos o espaço, com bons resultados entregues à comunidade local e nacional, desaprovam esse traçado.

VÍDEO
Assista à opinião do conselheiro de Educação | Autor: Colaboração.

Temos hoje grandes gargalos viários e as obras nos parecem urgentes. Justamente por não terem sido feitas na época correta a ampliação das estradas, dos acessos, contornos, pontes e demais obras. Vivemos atualmente o dilema entre fazer uma obra (talvez) mais rápida e que logo passe a atender o tráfego de veículos pesados; ou buscar um traçado alternativo e que preserve espaços adequados para o crescimento das áreas urbanas e indústrias da cidade, o que talvez pareça mais 'demorado'.

A obra, de altíssimo valor financeiro, é muito importante para os Campos Gerais e mesmo para o sul/sudeste do país. É uma obra estruturante que deve, antes de ser iniciada, ser discutida com a comunidade princesina, notadamente com as entidades representativas da cidade.

Estudos técnicos devem ser apresentados para que se possa escolher o melhor para a cidade. O tráfego passa por Ponta Grossa, levando e trazendo riquezas, mas entendo que é necessário atender as instituições já instaladas na região e o mais importante: pensar na cidade que queremos, não permitindo hoje que no futuro ela esteja 'limitada' por estradas construídas em local mal escolhido".

CONSELHO DA COMUNIDADE

Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.

Conheça mais detalhes dos membros do 'Conselho da Comunidade' acessando outras notícias sobre o projeto.

LEIA ABAIXO UM RESUMO DO ARTIGO

- Herança de Negligência e Falsa Urgência: o conselheiro destaca que a atual "pressa" para executar o Novo Contorno é fruto da omissão de concessionárias anteriores, que não realizaram as obras no tempo correto. Para Osni, essa urgência não deve justificar uma solução precipitada que vise apenas corrigir gargalos do passado em vez de planejar o futuro;

- Preservação da Fazenda Modelo e Expansão: o artigo ressalta a desaprovação de entidades locais ao traçado que atravessa a Fazenda Modelo. O conselheiro alerta que a escolha do caminho 'mais rápido' pode limitar o crescimento das áreas urbanas e industriais de Ponta Grossa, engessando o desenvolvimento da cidade em troca de uma vazão imediata de tráfego pesado;

- Necessidade de Diálogo e Rigor Técnico: por se tratar de uma obra estruturante de altíssimo valor financeiro, Osni defende que o projeto deve ser amplamente discutido com a 'comunidade princesina' e suas entidades representativas. Ele sustenta que a decisão final deve se basear em estudos técnicos que priorizem a cidade que se deseja construir para as próximas décadas.

CONFIRA MAIS OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO

Opinião da Embrapa sobre 'Novo Contorno' de PG não pode ser vista como problema;

'Novo Contorno' de PG não é um embate entre desenvolvimento e meio ambiente;

'Novo Contorno' é a principal obra de PG dos últimos anos e não pode ser feita a toque de caixa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right