Programa ‘Campos Gerais Produtivo’ fortalece a agricultura familiar | aRede
PUBLICIDADE

Programa ‘Campos Gerais Produtivo’ fortalece a agricultura familiar

Evento técnico contará com palestras sobre cooperativismo, associativismo e possibilidades para o turismo rural

Grupos de trabalho referentes ao programa ‘Paraná Produtivo’ foram formados no fim do mês de outubro
Grupos de trabalho referentes ao programa ‘Paraná Produtivo’ foram formados no fim do mês de outubro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O fortalecimento da Agricultura Familiar será o foco do programa 'Campos Gerais Produtivo' nos próximos meses. A iniciativa, elencada como prioridade na região, terá a primeira atividade voltada para o público-alvo na quinta-feira (17), no município de Tibagi. 

O evento técnico contará com palestras sobre cooperativismo, associativismo e possibilidades para o turismo rural. "O potencial de nossa região é agrícola. Precisamos fortalecer o que há de melhor e verificar o que ainda podemos desenvolver", avalia o presidente do Conselho Gestor Regional do programa, presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (União).

Cronograma de ações

Para promover a participação dos agricultores familiares, municípios estão programando caravanas para o deslocamento até Tibagi. "É um evento técnico e gratuito. Queremos que um número significativo de agricultores seja impactado", destaca a coordenadora executiva do Conselho, Katiane Pires. O evento tem início às 14 horas, com explanação da gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural dos Campos Gerais, Luciane Curtes. Ela irá abordar a “Caracterização da Agricultura Familiar no Território”. 

Logo após, o vice-presidente da Castrolanda, Claudinei Jair Risden fala sobre “Cooperativismo e Associativismo”. Exemplo de sucesso, a “Central de Cooperativas da Agricultura Familiar do Centro Norte do Paraná” será apresentado aos participantes pela Regiane Aparecida Moura da Silva. Por último, as “Possibilidades do Turismo Rural na Agricultura Familiar”, com a gerente da Adetur Campos Gerais, Karen Kobilarz e Flávia Leão, do IDR. Para se inscrever, basta acessar o link do formulário disponível no site da AMCG.

Grupos de trabalho

Os grupos de trabalho referentes ao programa ‘Paraná Produtivo’ foram formados no fim do mês de outubro, durante reunião do conselho responsável. Na oportunidade, o desenvolvimento da Agricultura Familiar e a melhoria da Logística Rodoviária foram apontadas como prioridades. Conforme o presidente Henrique Carneiro, o primeiro passo é levar o trabalho ao conhecimento de todos os gestores para mostrar a importância das ações. “É um trabalho técnico, por isso é muito importante estarmos todos engajados nessa missão. O conhecimento será disseminado e efetivado”, garante.

Inserção regional aponta potencial de desenvolvimento

Superintendente do Paraná Projetos, David Leal, destacou a inserção da região dos Campos Gerais no programa Paraná Produtivo. “A região não estava inserida no programa. Mas, a pedido do presidente da AMCG na época, Moacyr Fadel, contemplamos os Campos Gerais”, lembrou, explicando que o desenvolvimento do município de Ponta Grossa não justificava a ação. “Fadel nos mostrou que a realidade regional é diferente da do município polo e nos motivou a inserir”, destacou. “Com certeza é um programa que vai mudar a realidade local e a vida dos municípios”, finalizou. Na agricultura familiar, o estímulo à fruticultura, produção de flores e olericultura foram citados. Além disso, a capacitação técnica no campo deve estar no foco do grupo.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE