Continental conclui novo aporte financeiro de R$ 170 mi em PG
Empresa movimenta cerca de 1,5 mil vagas de emprego em Ponta Grossa; novos investimentos deverão impulsionar unidade a dobrar seu faturamento nos próximos anos
Publicado: 13/08/2025, 14:16

Multinacional alemã que completou 25 anos de atuação em Ponta Grossa em 2024, a Continental realizou, no último mês de maio, a inauguração de seu mais novo investimento em Ponta Grossa. O aporte, superior a R$ 170 milhões, foi para a construção de uma linha de montagem de correias transportadoras de alta resistência, utilizadas para mineração e indústrias pesadas, ampliando a gama de produtos fabricados no município.
Quando iniciou suas operações em Ponta Grossa, a empresa tinha duas linhas de produção, como explica a diretora financeira da Continental Brasil, Flavia Paitch. “A Continental iniciou com um pequeno escritório, em 1998. Em 1999, iniciou a fabricação na fábrica, com a produção de mangueiras de fluidos e de correias automotivas. E desde então, ela tem crescimento, vem evoluindo e tendo aumento da sua capacidade fabril”, explica.
O investimento inaugurado neste ano foi a sétima expansão da unidade fabril, em um complexo que tem mais de 10 linhas de produção e quatro núcleos de negócios, com quase 50 mil m² de área construída. A divisão ‘Industrial Solutions’, além dessas correias de alta resistência, fabrica correias para o setor agrícola, correias automotivas e molas pneumáticas, produtos destinados para o mercado nacional e internacional, com foco na América Latina.
Flavia Paitch destaca o último evento de inauguração da linha de correias de alta resistência (heavy belts) como um ‘marco’ para a Companhia, que teve a presença de clientes e parceiros do Brasil e outros países, representantes do governo e lideranças da Continental. “Esse investimento foi para a produção das correias para alto desempenho, ou seja, são as correias com maior capacidade e maior durabilidade, aplicadas diretamente na mineração, bem como indústrias pesadas. Isso faz com que estejamos mais próximos dos nossos clientes, uma vez que essas correias eram importadas”, acrescenta.
Todos esses investimentos fizeram a fábrica de Ponta Grossa ter grande representatividade para o grupo. “A Continental está presente em sete estados, com 16 plantas fabris e 6 mil colaboradores no todo. A Contitech Ponta Grossa, hoje, ela é uma grande potência, não somente aqui para região, mas para o mundo” diz ela. Uma parte relevante desses colaboradores está em Ponta Grossa. “Hoje, estamos com 1,5 mil funcionários, no total, no parque da Contitech. E dentro da área industrial, 850 no parque fabril”, relata.
Para o futuro, explica Flávia, a meta é seguir investindo em pessoas, inovação e tecnologia. “Temos um mercado de exportação com grande potencial de crescimento e esse vai ser o nosso foco. Temos a intenção de dobrar o faturamento da Contitech e isso traz, não só riqueza para a Continental, mas para a comunidade e para a cidade de Ponta Grossa”, conclui.