Vamos Ler auxilia no estudo da imigração do Paraná em Reserva
Videoaula do projeto, além de contextualizações históricas, como a importância dos tropeiros, foi desenvolvido no quarto ano B da Escola Luiza Almeida Ferreira
Publicado: 07/10/2024, 14:00
O quarto ano B da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, da professora Cecília Trelinski Jagas, desenvolveu um trabalho sobre a imigração no Paraná, com auxílio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema. A docente destaca que a produção foi de grande contribuição na compreensão do estudo referente ao tema, onde compreenderam que esse movimento imigratório começou no século XIX, atraindo principalmente europeus, como italianos, poloneses, alemães e ucranianos.
“Esses grupos trouxeram suas tradições, influenciando a cultura local, a culinária e a economia. No século XX, imigrantes japoneses e árabes também se estabeleceram, contribuindo para a diversidade cultural. Cada grupo deixou um legado único, moldando o Paraná em uma rica tapeçaria de tradições e práticas. Muitos estudantes pertencem às etnias estudadas e se identificaram com suas culturas, costumes e tradições que vivem em suas famílias”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Cecília fala, também, do tropeirismo, atividade crucial na história do Paraná nos séculos passados, responsáveis pelo transporte de mercadorias como gado, produtos agrícolas e bens de consumo, o que impulsionou a economia local, facilitando o intercâmbio e sendo lembrada em festivas e tradições, refletindo o legado duradoura na identidade paranaense.
“Para concluir os estudos referentes ao tema aqui abordado, no próximo dia 19 do corrente mês e ano, os estudantes farão uma aula passeio à cidade de Castro, Carambeí e Castrolanda, onde terão a oportunidade de visualizar objetos, costumes enfim informações e imagens fundamentais para o enriquecimento do estudo”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.