Sustentabilidade é destaque em Teixeira Soares
Videoaula do Vamos Ler em parceria com a Brasilcap, desenvolvimento de ‘boneco ecológico’, além de diferentes práticas e teorias, movimentaram quinto ano da Escola do Campo Machado de Assis
Publicado: 19/06/2024, 12:00
O quinto ano da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, em Teixeira Soares, da professora Simone Padilha, desenvolveu um trabalho sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente de forma lúdica e consciente. A docente destaca que para o trabalho houve a utilização da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap sobre a importância da sustentabilidade.
“Primeiramente, o termo sustentabilidade foi conceituado entre os alunos em uma roda de conversa da seguinte maneira: é atender as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades, é não abrir mão do conforto de hoje, dos recursos que temos, mas de forma consciente, não prejudicar as gerações futuras com nossas ações”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Assim, com a videoaula da parceria com foco na sustentabilidade, os alunos puderam desenvolver uma atividade dinâmica e divertida: o cultivo e cuidado de um ‘boneco maluco – boneco ecológico’. Segundo Simone, a confecção deste item foi uma forma de despertar a curiosidade dos estudantes para a importância do meio ambiente em suas vidas, além de lhes dar a oportunidade de cuidar de um ser vivo. A professora também cita que o mais curioso, no decorrer dos dias, foi ver o entusiasmo dos estudantes ao chegarem em sala para verificarem o crescimento do cabelo do boneco.
“A preservação do meio ambiente é muito importante para que possamos ter, no futuro, um mundo mais limpo e rico em recursos naturais. A preocupação com o meio ambiente e a conscientização deve envolver toda a sociedade, inclusive nossas crianças que devem observar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação”, complementa a docente.
Por fim, a educadora pontua que, a partir da atividade, foi possível abordar temas como a importância da água para os seres vivos, a germinação da semente, além das atividades que interferem no meio ambiente e como este depende de nós, além de outros assuntos. “Acreditamos em uma educação transformadora que prepara nossos estudantes para um futuro consciente”, conclui Simone.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Machado de Assis clicando aqui.