Campanha de conscientização engaja alunos em PG
Tendo como foco o combate a dengue, o quarto ano da Escola Kamal Tebcherani realizou diversos estudos e pode compreender a importância da prevenção à doença
Publicado: 10/06/2024, 06:00
Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani, sob a orientação da professora Mônika Moro Vieira Rodrigues, participaram de um projeto interdisciplinar de duas semanas abordando a dengue. Segundo a educadora, a iniciativa surgiu devido ao aumento de casos de dengue na comunidade, o que gerou muitas dúvidas e preocupações entre os alunos.
“Para abordar essas preocupações, começamos a estudar várias fontes de informação, incluindo pesquisas e vídeos. Uma das fontes mais impactantes foi o site do Ministério da Saúde, que apresenta gráficos atualizados com os números de contágio e óbitos por dengue no Paraná, Brasil e cidades, comparando os anos de 2023 e janeiro de 2024. Isso ajudou os alunos a entenderem a gravidade da situação e a importância da prevenção”, revelou a docente.
GALERIA DE FOTOS
Durante as atividades, os alunos criaram poesias, anúncios, e realizaram interpretações de texto e estudos sobre a evolução do contágio. Além disso, com a ajuda da família de uma aluna, aprenderam a fazer um repelente natural utilizando citronela. “Os próprios alunos ensinaram a fazer o repelente em outras turmas e deixaram o produto e mudas de citronela para uso e cuidado”, contou a professora.
Para encerrar as semanas de conscientização, os alunos criaram um folder informativo e foram ao redor da escola para conscientizar a comunidade sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de criadouros de mosquitos. E, em parceria com a turma do quinto ano, apresentaram a peça teatral ‘Amanda no Mundo da Consciência’, do autor Leonardo Mendes Cardoso, para reforçar a mensagem de prevenção.
“Com o apoio da área de saúde, tivemos a participação das atendentes comunitárias do projeto ‘Saúde na Escola’, que trouxeram o espetáculo ‘Xô Dengue’. Esse evento ajudou a consolidar o aprendizado e a sensibilização sobre a dengue de maneira lúdica e envolvente”, comentou Mônika.
A docente também destacou que o período foi de muito aprendizado e conscientização, onde os alunos não só aprenderam sobre a dengue, mas também se tornaram agentes multiplicadores de conhecimento, ajudando a prevenir a doença em sua comunidade.