WEBSTORIES

Alimentos que deveriam ser evitados por quem usa canetas emagrecedoras

Ozempic, Wegovy e Mounjaro são nomes comerciais de injeções utilizadas para o tratamento de perda de peso, diabetes e até da esteatose hepática, condição mais conhecida como gordura no fígado. Enquanto as duas primeiras canetas emagrecedoras trazem na composição a semaglutida, o princípio ativo da terceira é a tirzepatida. Fazer o uso dessas medicações requer alguns cuidados, em especial com a alimentação.
FOTO: Divulgação.
Com relação às canetas emagrecedoras, a coluna Claudia Meireles entrevistou a nutricionista Caroline Campos para saber quais alimentos deveriam ser evitados por quem utiliza essas fórmulas. Segundo a especialista, as injeções atuam para regular a saciedade e o controle glicêmico por meio de hormônios que o próprio corpo já produz naturalmente, por exemplo, o GLP-1.
FOTO: Divulgação.
“Após a aplicação, essas medicações agem de forma objetiva ao promover uma sensação de saciedade prolongada. Além disso, retardam o esvaziamento gástrico, tornando a digestão mais lenta e, consequentemente, reduzindo a vontade de se alimentar com tanta frequência”, esclarece Caroline. Ela pontua sobre outro benefício do uso ser o auxílio no controle dos níveis de glicose no sangue: “Estimula a liberação adequada da insulina.”
FOTO: Divulgação.
De acordo com a profissional de nutrição, é fundamental evitar o consumo de determinados alimentos durante o uso de canetas emagrecedoras. “Podem causar mal-estar ao paciente, como desconforto abdominal, refluxo e náuseas”. Ela aconselha não ingerir bebidas alcoólicas, fast-foods e doces no período de aplicação das injeções.
FOTO: Divulgação.

Ingerir bebidas alcoólicas prejudica o tratamento feito com as canetas emagrecedoras

Bebidas alcoólicas: o álcool tende a irritar o trato gastrointestinal, sobrecarregar o fígado e elevar o risco de episódios de hipoglicemia.
FOTO: Divulgação.
Fast-foods e alimentos fritos e embutidos: a alta quantidade de gordura nessas opções pode intensificar as ocorrências de náuseas e mal-estar. “Comê-los prejudica a digestão e aumenta a sensação de dispepsia, ou seja, sensação de desconforto digestivo”, ressalta.
FOTO: Divulgação.
Doces: consumir alimentos ricos em açúcar tende a interferir no processo de adaptação do organismo à medicação, reduzindo a sensação de saciedade promovida pelas canetas emagrecedoras.
FOTO: Divulgação.
Quando a comer doces e utilizar as injeções, a especialista salienta que o excesso de açúcar favorece o armazenamento de gordura corporal, o que retarda os resultados do tratamento.
FOTO: Divulgação.
“Alimentos que contêm açúcares simples e carboidratos refinados são rapidamente absorvidos pelo organismo, provocando uma elevação abrupta da glicose no sangue e estimulando a liberação de insulina."
FOTO: Divulgação.
"Essa interferência ocorre porque os hormônios envolvidos no uso das canetas emagrecedoras têm como função reduzir a fome, enquanto o açúcar produz o efeito oposto, aumentando a necessidade de consumo, gerando oscilações de energia e picos glicêmicos”, cita Caroline.
FOTO: Divulgação.
Conforme Caroline Campos, comer fast-foods ao longo do tratamento influencia “diretamente no esvaziamento gástrico” e, inclusive, pode sobrecarregar a vesícula biliar e intensificar desconfortos. Ela comenta a respeito do álcool inibir a oxidação de gordura e favorecer o surgimento de náuseas e refluxo intenso, principalmente durante o uso da medicação. Informações: Metrópoles.
FOTO: Divulgação.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories