Turma de Ipiranga realiza ações de combate a exploração infantil
Com atividades preparadas com cuidado, o quinto ano da Escola São Braz pode compreender a importância do assunto e construir importantes aprendizados para a sua formação
Publicado: 24/05/2024, 06:00
Os alunos do quinto ano A da Escola Rural Municipal São Braz, sob a orientação da professora Bruna Aparecida Gasparelo, realizaram diversas atividades em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a docente, dada a importância da data, as atividades foram cuidadosamente planejadas para sensibilizar e informar os estudantes sobre este tema tão relevante.
“A aula começou com a exibição de vídeos que abordavam o contexto histórico da data, o significado da flor que representa a causa e o conceito do semáforo do toque. Após os vídeos, realizamos uma roda de conversa onde cada aluno pôde expressar suas opiniões e discutir o que pode ser feito para ajudar no combate e prevenção de abusos. Foi enfatizado que a informação é crucial, pois crianças bem informadas sabem onde procurar ajuda e não ficam em silêncio”, contou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos para confeccionar cartazes com temas como: a nossa escola protege as crianças e adolescentes?; semáforo do toque; e que flor é essa?. Os cartazes foram apresentados para a turma e expostos na escola para alertar e conscientizar toda a comunidade escolar.
Para finalizar, os alunos responderam a questões de interpretação de um cartaz de alerta sobre o dia 18 de maio e discutiram o contexto histórico da data, compreendendo como e por que ele surgiu. “Anualmente, essa temática é abordada na escola com o intuito de conscientizar, mobilizar e prevenir casos de violência e abusos contra crianças e adolescentes”, complementou a professora.