DAF Caminhões obtém autorização ambiental para instalação de nova planta em PG
Autorização do Instituto Água e Terra prevê permissão de movimentação de solo com foco em ampliação de espaço
Publicado: 26/12/2025, 07:15

A empresa DAF Caminhões obteve na última semana uma autorização do Instituto Água e Terra (IAT) que permite a movimentação de solo para ampliação da Planta de Montagem de Caminhões instalada na Avenida Senador Flavio Carvalho Guimarães.
O Portal aRede entrou em contato com a assessoria de imprensa da DAF Caminhões para obter mais detalhes sobre o investimento que a empresa pretende fazer na cidade, mas a empresa se limitou a dizer que "No momento, a DAF não vai comentar sobre o tema".
A autorização emitida pelo IAT permite apenas serviços de movimentação de solo, como, por exemplo, o corte e aterro do terreno, e a preparação para a futura implantação do empreendimento. A área aproximada do que será movimentada no terreno é de 140.000 m².
Importante frisar que esta autorização não permite a construção de prédios industriais, e é válida apenas para a terraplanagem. A autorização ainda prevê que a empresa deve tomar as medidas de segurança ambiental cabíveis para evitar erosão do solo, carreamento de terra, assoreamento dos rios, e danos a propriedades vizinhas.
POSSÍVEIS INVESTIMENTOS
Há quatro meses, o Portal aRede divulgou que a DAF pretende realizar um ciclo de expansão em Ponta Grossa. Em abril de 2025, houve uma reunião entre DAF e seus representantes com o governador Ratinho Jr., com o intuito de confirmar um investimento de R$ 950 milhões para ampliar a fábrica da cidade.
De acordo com informações divulgadas na época pelo próprio Governo do Estado do Paraná, a ampliação prevê o recebimento de tecnologias compatíveis com a unidade da DAF localizada na Bélgica, que será adaptada para o desenvolvimento de um novo modelo de caminhão. Atualmente, a empresa produz os modelos XF (extra pesado) e CF. O objetivo da empresa é atender a demanda do mercado nacional, e ampliar as exportações para a América do Sul.
Outra possibilidade é de que a empresa amplie seus serviços para também realizar a pintura das cabines dos caminhões, conforme divulgado pelo Portal aRede em outubro de 2025.
Neste momento, não há informações concretas sobre qual o objetivo da DAF com a ampliação do empreendimento.
PRODUÇÃO
No Brasil desde 2011, a DAF produziu, apenas em 2024, mais de 10 mil caminhões em Ponta Grossa. Destes, 9,6 mil foram emplacados. Entre os modelos mais populares, estão o XF (530 e 480), que ficaram entre os seis pesados mais vendidos do país. Atualmente, os modelos produzidos em Ponta Grossa são exportados para o Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Suriname.
Hoje, a DAF tem mais de mil colaboradores, que trabalham em dois turnos diferentes.




















