Alep destaca trabalho da Assarte na educação especial em Ponta Grossa
Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná por se destacar no atendimento especializado junto a APAEs e entidades co-irmãs
Publicado: 18/12/2025, 16:11

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou, na tarde dessa quarta-feira (17), uma ampla homenagem às instituições que promovem a educação inclusiva no Paraná, na qual a Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (Assarte) teve seu trabalho reconhecido. A solenidade condecorou diretores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), de organizações de atendimento à pessoa com deficiência e de entidades coirmãs, vinculadas à Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (Febiex/PR). O evento lotou o Plenário da Alep e contou com apresentações artísticas realizadas por alunos com deficiência.
As dirigentes da Assarte receberam a homenagem por trabalhar na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência. A Assarte tem mais de 40 anos de atividade, e desenvolve seu trabalho direcionado à pessoa com deficiência intelectual, de nível leve à moderada e seus familiares e/ou cuidadores. A associação é mantenedora de três serviços: Escola Dra. Zilda Arns, Centro Dia Hilda Gomes Makoski e Lar Guilherme Cavina, e tem como missão a prestação de serviços, apoio à família, direcionados à melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
Beatriz de Souza, presidente da Assarte, compartilhou à reportagem a sua gratidão pelo reconhecimento. "Agradecemos ao Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná Deputado Alexandre Curi e ao Deputado Bazana pelo reconhecimento e honrosa homenagem. Ficamos muito felizes em representar a Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (Assarte)", diz.
Sobre o evento
Também participaram da mesa o defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz; a chefe do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), Maíra de Oliveira; a diretora da APAE do município de Loanda, Sueli Augusti Lira; a assessora parlamentar do deputado Pedro Paulo Bazana, Karina Gouvea; e o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves.
“É gratificante homenagear todos os profissionais que fazem a diferença nas escolas especializadas do Paraná. Tenho muito a agradecer”, frisou o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), proponente e organizador do evento. Recentemente, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 1661/2025, que visa incluir o Congresso das APAEs do Paraná no Calendário Oficial de Eventos do Estado. “Foi um ano de muita luta, muita briga e também de muitas conquistas”, completou.
O Paraná conta atualmente com 330 Apaes, responsáveis pelo atendimento de cerca de 40 mil alunos. “Essa homenagem condecora todos os anos de história do nosso movimento, o trabalho de excelência das equipes e das entidades — diretorias, voluntários e professores. Todos estão empenhados e comprometidos com o atendimento à pessoa com deficiência”, ressaltou Alexandre Botareli Cesar, presidente da Federação das APAEs do Paraná (Feapaes).
Com informações da Alep.





















