Vice-reitor da UEPG recebe o prêmio de Embaixador da Inovação do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Vice-reitor da UEPG recebe o prêmio de Embaixador da Inovação do Paraná

A cerimônia contou com a presença do vice-governador do Estado, Darci Piana, e do secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani

O vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate
O vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Ivo Mottin Demiate, recebeu na última segunda-feira (15) o prêmio de Embaixador da Inovação do Paraná 2025. A cerimônia foi realizada no Gabinete de Gestão e Informações (GGI) do Palácio Iguaçu e contou com a presença do vice-governador do Estado, Darci Piana, e do secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, propositor do prêmio.

“Fiquei muito feliz do meu nome ter sido indicado, juntamente com outros grandes destaques da comunidade acadêmica, empresarial e política do Estado”, destaca Demiate. Para ele, o prêmio dá visibilidade para a UEPG e para Ponta Grossa, já que a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento da cidade, Tônia Mansani, também foi agraciada com o prêmio. “Isso mostra que a região dos Campos Gerais está inserida no contexto de inovação do Estado”, completa.

O professor Ivo Demiate disse ainda que eventos como este mostram que o Paraná, por meio do Governador Ratinho Júnior, está voltado, realmente, para ações de inovação. “Colocamos em prática a política pública de inovação na ciência e tecnologia paranaense com grande destaque e valorização das universidades e a aproximação com o setor produtivo empresarial privado”, finaliza.

“Já somos o Estado mais inovador do Brasil, mas é pouco. Precisamos nos igualar aos principais países do mundo. E graças a esse incentivo (Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação) vamos chegar lá”, afirma o vice-governador, Darci Piana, que entregou em mãos o título ao vice-reitor da UEPG. “As nossas universidades são responsáveis por tudo aquilo que o Estado está crescendo. Tenho respondido aos empresários que querem investir no Paraná que temos sete universidades estaduais, o maior número do Brasil. Temos 26 mil professores doutores, o maior número proporcional do país. Inclusive a nossa UEPG é líder desse processo. Parabéns para as nossas universidades e parabéns para Ponta Grossa”, completa Piana.

Terceira edição premia 55 mecenas e embaixadores da inovação no Paraná

Criado em 2023, o Prêmio Mecenas da Inovação e Embaixadores da Inovação busca reconhecer personalidades que tenham contribuído com o setor, colaborado de forma relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Paraná e para o ecossistema estadual de inovação. A premiação é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial. Os homenageados são escolhidos por meio da Comissão Avaliadora das Comendas, composta por membros de órgãos estaduais ligado ao setor.

“Esse é o grande momento do ano da Secretaria. Pela primeira vez pedimos sugestão a todo ecossistema de inovação do Estado para nos dizer quem seria interessante ser homenageado”, destaca o secretário da Seia, Alex Canziani. Ele explica que o título de embaixador é para aquela pessoa que desenvolve, faz o trabalho, que consegue construir pela sua articulação a inovação na região onde atua e no Estado como um todo. “A UEPG é uma grande parceira da inovação no Paraná e faz um grande trabalho. Nós temos acompanhado o trabalho e o nome do professor Ivo surgiu nesse contexto, pelo trabalho relevante que desempenha na Universidade, na cidade e na região. Para nós, é um grande honra poder homenagear o professor Ivo e também a própria UEPG pelo belo trabalho que realiza em prol da ciência, tecnologia e inovação no Paraná”, finaliza Canziani.

Sobre o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, graduou-se em agronomia na própria Universidade em 1991, e em 1995 regressou à Universidade Estadual de Ponta Grossa como docente na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, ministrando disciplinas para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Farmácia e, a partir de 1998, no curso de Engenharia de Alimentos. Ivo participou ativamente na criação dos Cursos de Mestrado (2003) e Doutorado (2015) em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Sua experiência administrativa inclui a atuação como Chefe do Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (09/2006 a 08/2010), Pró-Reitor de Planejamento (09/2018 a 01/2019) e Pró-Reitor de Assuntos Administrativos (02/2019 a 08/2022). Além disso, o professor Ivo também é membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Agrárias da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (períodos de 2009 a 2012; 2017 a 2019; e 2020 a 2024).

Resumo da notícia

- Reconhecimento estadual: O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, recebeu o prêmio de Embaixador da Inovação do Paraná 2025, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com autoridades estaduais.

- Destaque para a UEPG e a região: A premiação reforça o papel da UEPG, de Ponta Grossa e dos Campos Gerais no ecossistema de inovação do Paraná, evidenciando a integração entre universidades e setor produtivo.

- Valorização da inovação: O prêmio reconhece contribuições relevantes à ciência, tecnologia e inovação, dentro da política estadual que busca fortalecer o desenvolvimento econômico e social do Paraná.

Com informações da UEPG.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right