Moro destaca gestão de Elizabeth em investimentos de segurança pública
Senador e prefeita de Ponta Grossa participam do evento "S.O.S Segurança Pública" nesta quinta-feira (27) em Curitiba; Elizabeth apresentará indicadores de investimentos no setor no município
Publicado: 26/11/2025, 18:45

O evento "S.O.S Segurança Pública", que promove o debate sobre soluções para a gestão pública de segurança no Brasil, acontece nesta quinta-feira (27) em Curitiba, capital do Paraná.
Organizado pela Fundação Índigo e o União Brasil, o congresso tem como anfitrião o senador Sergio Moro (União Brasil), que também convidou a prefeita municipal de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), para participar das mesas de debate no evento.
Em entrevista exclusiva para o Portal aRede/Jornal da Manhã, Moro conta que a prioridade deste encontro é discutir os desafios da segurança pública, com foco na elaboração de resultados práticos. "Temos inclusive para ser sancionado um projeto de lei (PL 226/2024) que limita solturas e audiências de custódia. Se tudo der certo, inclusive, este projeto deve virar lei amanhã, coincidentemente, poderemos discuti-la no próprio evento de segurança pública", diz o senador.
Para Moro, é preciso melhorar o quadro legislativo para a segurança pública, mas igualmente, aliar a ações concretas
O senador usa o caso de Ponta Grossa como uma referência. "Veja, por exemplo, a prefeita Elizabeth Schmidt, que inclusive estará conosco no evento de amanhã em um dos painéis. Ela tem investido muito em Ponta Grossa, especialmente na Guarda Civil Municipal (GCM), e também em sistemas eletrônicos de vigilância. Tudo isso com o objetivo de, no âmbito municipal, lutar contra aquele tipo de violência de rua, que muito incomoda o cidadão: furto de celular e roubo de carro", declara.
O evento, que chega a sua 2ª edição, alcança todo o país, contando com nomes do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre; o presidente e o vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda e ACM Neto; o secretário licenciado de Segurança Pública de São Paulo e autor do PL Antifacção, Guilherme Derrite; a jornalista Cristina Graeml, entre outros. "Aqui, no Paraná, a situação é melhor que a média nacional, mas nossa taxa de assassinato por 100 mil habitantes ainda é elevada. Temos um problema sério que é a audiência de custódia, além do percentual de soltura de presos em flagrante ser muito alto. Precisamos discutir soluções legislativas, mas também práticas e por isso a escolha de fazer o evento no Paraná", diz Moro sobre a importância da realização do evento em Curitiba.

Mesa de debate sobre luta contra o crime violento é composta totalmente por mulheres
Questionado sobre a realização da mesa "Contra o Crime Violento", Moro diz que há um destaque em formar uma mesa exclusivamente com mulheres. "Temos muitas mulheres de destaque no âmbito da segurança pública. A prefeita Elizabeth tem se destacado na gestão municipal nesta área, ao lado das integrantes da sua mesa de debate, a delegada Tathiana Guzella, a deputada federal Rosangela Moro, e a Cristina Graeml, jornalista investigativa com larga experiência em cobertura do tema", afirma Moro.
Em entrevista à Redação, Elizabeth diz que se sente honrada pela oportunidade de levar indicadores de segurança pública da cidade a um debate nacional. Para mim é uma honra, porque estarei representando Ponta Grossa ao lado de personalidades e especialistas, para debater o que estamos falando no município, para melhorar nossos índices que mostram que valeu a pena os investimentos que fizemos na cidade. Agradeci muito a possibilidade de estar lá, e o senador Sergio Moro, organizador do evento, me disse que a prefeita que mais investiu em segurança pública do Paraná não podia ficar de fora!", declarou a prefeita de Ponta Grossa.
Elizabeth participará da roda de debate com o tema "Contra o Crime Violento". Além da prefeita de Ponta Grossa, também participam do debate a deputada federal Rosangela Moro (União Brasil), a vereadora de Curitiba, delegada Tathiana Guzella (União Brasil), e Cristina Graeml, que se filiou ao União Brasil em setembro deste ano. A mediação da roda de debate será com a jornalista Isabel Paz.





















