Sesc retira madeiramento apodrecido da Maria Fumaça em PG | aRede
PUBLICIDADE

Sesc retira madeiramento apodrecido da Maria Fumaça em PG

Consultoria especializada fará avaliação geral do estado da Maria Fumaça que está na antiga Estação Paraná

Madeiramento apodrecido está sendo retirado da locomotiva
Madeiramento apodrecido está sendo retirado da locomotiva -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na plataforma de embarque e desembarque da antiga Estação Paraná, no Centro de Ponta Grossa, a Maria Fumaça deverá passar futuramente por obra de restauro. Até lá, pequenas medidas podem acontecer, a exemplo da retirada do madeiramento que está apodrecido, trabalho que vem sendo realizado nessa segunda-feira (01) e terça-feira (02). 

De acordo com a gerente executiva do Sesc Estação Saudade, Mônica Diniz, após a retirada do madeiramento apodrecido, uma consultoria especializada fará uma avaliação geral do estado da locomotiva. Na sequência, será realizado o projeto de transporte para a Estação Saudade e o restauro da Maria Fumaça. "O restauro será feito quando ela estiver na Estação Saudade", frisa a gerente. 

No último dia 12 de junho, o Sesc havia dado início aos procedimentos para preservação da locomotiva, com a colocação de uma faixa de isolamento em volta da Maria Fumaça. Grades foram instaladas no local para evitar a depredação da locomotiva, que foi cedida pelo governo municipal em 2023 para o Sesc Ponta Grossa, que assumiu o compromisso de reformá-la.

HISTÓRIA - A Maria Fumaça foi idealizada pelo engenheiro ponta-grossense Edwaldo Krüger e, com sua morte em 1936, foi concluída pelo seu filho Germano Krüger. Construída nos barracões da extinta rede ferroviária no bairro de Oficinas, originalmente era movida a vapor, tendo recebido apenas a caldeira de outra cidade.

A locomotiva entrou em atividade em 1940, tendo linhas regulares de passageiros e cargas. Substituída em 1972 por máquinas mais modernas, passou a integrar o acervo da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) que, com sua extinção, destinou os bens ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que, por sua vez, passou a Maria Fumaça 250 para o município, através de comodato.

Desde a década de 1990, a Maria Fumaça encontra-se em exposição no Parque Ambiental, tornando-se um dos mais importantes monumentos turísticos do município. Hoje, a locomotiva é tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE